Página inicial > Comunicação > Notícias > 1ª CESMu é pauta na Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa
Publicação: 23/03/2017 às 11:35

1ª CESMu é pauta na Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa

Coordenadoras na Comissão de Saúde e Meio Ambiente da AL - Foto: Divulgação CES/RS

A 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres (1ª CESMu) foi apresentada na reunião ordinária da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, da Assembleia Legislativa, ocorrida quarta-feira (22/3). As coordenadoras gerais, Carmen Oliveira, Gisleine Silva e Jussara Cony falaram aos deputados estaduais integrantes da Comissão e demais participantes sobre as etapas do processo, chamando a atenção para a importância dos debates acontecerem nos municípios.

Gisleine relatou que o período conferencial, envolvendo as etapas municipais, estaduais e nacional, foi deliberado pelo Conselho Nacional de Saúde ano passado, 30 anos após a realização da primeira conferência nacional. “Naquela época, o Rio Grande do Sul não realizou a sua conferência”, acrescentando que, agora, o Estado tem a oportunidade de trabalhar esta temática. “Não temos uma política estadual de saúde paras as mulheres, seguimos os princípios e diretrizes da Política Nacional. Então, é o momento de as mulheres gaúchas fazerem esta discussão”.

Carmen destacou vários problemas relacionados à saúde das mulheres, entre eles o da medicação psiquiátrica. “Atualmente, 70% das pessoas que usam medicação psiquiátrica são mulheres”, disse. E observou que a solução para os problemas passa por uma rede de saúde eficiente, com financiamento garantido e que olhe para as mulheres.

O vice-presidente da Comissão, deputado Valdeci Oliveira (PT), no exercício da presidência, respondeu que “naquilo que pudermos auxiliar, sem dúvida somos parceiros”. Jussara explicou ser fundamental para o processo das conferências fazer o debate em espaços como a Comissão de Saúde e Meio Ambiente e outros. Já estão marcados debates na Comissão de Direitos Humanos e na Procuradoria da Mulher, também na AL.