Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.

Início do conteúdo
Topo do site, versão de impressão (Exemplo)
Página inicial > Comunicação > Notícias > 1ª Reunião Ampliada da CEPICS de 2019
RSS
Facebook
A A A
Publicação: 30/01/2019 às 12:14

1ª Reunião Ampliada da CEPICS de 2019

Reunião Ampliada da CEPICS - Foto: Assessoria de Comunicação do CES/RS
Reunião Ampliada da CEPICS - Foto: Assessoria de Comunicação do CES/RS

RELEASE

Na última quarta-feira (23), a CEPICS — Comissão de Educação Permanente Informação e Comunicação Social, realizou a sua primeira Reunião Ampliada no ano de 2019, cuja, a temática era:

“Como a Educação Permanente pode fortalecer o Controle Social por meio do Plano de Saúde (PRI), Conferência de Saúde e das Plenárias Regionalizadas”.

O evento ocorreu no dia 23 de Janeiro, das 09 h as 17 h, no Auditório do Conselho Estadual de Saúde, localizado no 09º andar do CAFF – Centro Administrativo Fernando Ferrari. Itamar Santos, vice-presidente do CES/RS deu o ponta pé inicial para abertura da reunião ampliada, falando sobre a Implementação de Plenárias Regionais de Conselhos de Saúde. Dentre outros assuntos, Itamar enalteceu a importância que mobilização regional tem em promover a defesa do SUS – Sistema Único de Saúde, fortalecer o controle social e o protagonismo dos trabalhadores de saúde em articulação com os usuários.

Após, ampla troca de conhecimentos, Irene Porto, farmacêutica e integrante da mesa diretora do CES, palestrou sobre as Conferências de Saúde. Com vasto conhecimento do assunto, Irene, falou sobre a importância destas conferências, visto que, são elas que tem a missão de avaliar e propor diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis municipais, estaduais e nacional.

No período da tarde, Marina Schenkel e Camila Guaranha, representantes da ASSTEPLAN – Assessoria Técnica de Planejamento, dialogaram sobre o PRI – Planejamento Regional Integrado, dado que, “visa promover a equidade regional, assim como contribuir na concretização do planejamento ascendente do SUS”. Camila, relatou que “O PRI é parte do planejamento do SUS, e deve ser realizado no âmbito das Macrorregiões de Saúde, cujo produto no RS serão os 30 Diagnósticos Regionais de Saúde, levando em conta os Planos Municipais de Saúde.”

Ao fim de excelentes debates e troca de conhecimentos. Clarete Nespolo, integrante da CEPICS, dá por encerrada a reunião informando que a próxima está aprazada para o dia 27 de março.

Endereço da página:
Copiar
Conselho Estadual de Saúde
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 521 - Mezanino
Centro Histórico Porto Alegre/RS
CEP 90020-020
Fone: (51) 3288-7970 3288-7971  3288-5992
Porto Alegre - RS