Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.

Início do conteúdo
Topo do site, versão de impressão (Exemplo)
Página inicial > Comunicação > Notícias > Documento Orientador da 8ª Conferência Estadual de Saúde
RSS
Facebook
A A A
Publicação: 12/03/2019 às 14:34

Documento Orientador da 8ª Conferência Estadual de Saúde

Assessoria de Comunicação do CES/RS
Assessoria de Comunicação do CES/RS

Para Conselhos Municipais de Saúde, entidades, órgãos, militantes e usuários do SUS

O Conselho Estadual de Saúde aprovou na Plenária do dia 28 de fevereiro o Documento Orientador Estadual para ser debatido nas Conferências Municipais de Saúde (de 2 de janeiro a 15 de abril) e na 8ª Conferência Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (de 24 a 26 de maio) como etapas da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª + 8) que será de 4 a 7 de agosto de 2019. O Documento Orientador Estadual aprovado pelo Pleno do CES/RS fará parte do Relatório da Etapa Municipal a ser submetida a voto na 8ª Conferencia Estadual de Saúde, conforme o Regimento da 8ª Conferência Estadual de Saúde.

 

Para realizar o download do Documento Orientador: Clique aqui.


No dia 29 de novembro foi realizado o 1º Seminário Preparatório para a 8ª Conferência Estadual de Saúde que deu início a discussão do Documento Orientador Estadual que teve a participação de mais de 200 pessoas de todo o estado. Conselheiros de Saúde, usuários, trabalhadores em saúde, gestores e prestadores de serviços do SUS. Os trabalhos foram transmitidos pelo Facebook com uma participação virtual de mais de duas mil pessoas.

A Minuta do Documento Orientador Estadual foi debatida em todos os recantos do estado e recebemos muitas contribuições que foram sistematizadas e no 2º Seminário Preparatório para a 8ª Conferência Estadual de Saúde, que foi realizado no dia 22 de fevereiro, em Porto Alegre. A síntese dos debates do Seminário foi submetida ao Plenário do CES/RS, no dia 28 de fevereiro.

Esperamos que o Documento Orientador Estadual ajude no debate de cada conferência municipal de saúde. A contribuição de todos ajuda na unificação dos entendimentos para construirmos as melhores diretrizes e propostas para serem deliberadas na 8ª Conferência Estadual de Saúde. O resultado da conferência estadual será a base do Plano Estadual de Saúde que deve ser construído ainda neste ano. O Rio Grande do Sul tem uma tradição de se apresentar nas Conferências Nacionais como delegação que defende as deliberações da Conferência Estadual. Julgamos importante manter esta tradição democrática de bem representar as deliberações estaduais em Brasília

A construção da unidade estadual é um bom começo para construir a unidade nacional em defesa do SUS e da Democracia.

Boas Conferências a todos nós.

 

 

Autor: Claudio Augustin, Presidente do CES/RS

Comissão de Organização da 8ª Conferência Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul

 

 

Endereço da página:
Copiar
Conselho Estadual de Saúde
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 521 - Mezanino
Centro Histórico Porto Alegre/RS
CEP 90020-020
Fone: (51) 3288-7970 3288-7971  3288-5992
Porto Alegre - RS