Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.

Início do conteúdo
Topo do site, versão de impressão (Exemplo)
Página inicial > Comunicação > Notícias > Informe Semanal da Terceira Semana de Agosto
RSS
Facebook
A A A
Publicação: 20/08/2021 às 17:30

Informe Semanal da Terceira Semana de Agosto

Informes da Semana CES/RS
Informes da Semana CES/RS

O Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul – CES/RS, com objetivoconscientizareinformara população, vem por meio deste divulgar algumas de suas ações e informativos voltados a saúde pública no Estado do Rio Grande do Sul:

CLIQUE NO TÍTULO PARA ABRIR O INFORME DA 3ª SEMANA DE AGOSTO

Confira a Nota Informativa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul relativa a investigação epidemiológica de surtos Covid-19 em serviços de saúde no advento da declaração de transmissão comunitária da variante Delta.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre confirmou na noite de quarta-feira, 18, a circulação da variante delta do Sars-CoV-2 (coronavírus) e a transmissão comunitária da nova cepa na capital.

De acordo com o alerta epidemiológico da Equipe de Vigilância de Doenças Transmissíveis, “a declaração de transmissão comunitária se embasa em um caso confirmado de pessoa residente de Porto Alegre, sem histórico de viagem ou mesmo contato com pessoas que tenham viajado para localidades onde já há transmissão comunitária estabelecida desta variante de preocupação (VOC)”.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) vai realizar no dia 30 de agosto, de 13h30 às 18h, o seminário online intitulado: Perspectivas e desafios: acesso a medicamentos para populações negligenciadas e patologias desassistidas pela Assistência Farmacêutica. O objetivo é aprofundar o debate sobre o tema de significativa importância para a gestão participativa do SUS. O evento ocorrerá mediante inscrições via formulário.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

Confira a gravação na íntegra do último seminário promovido pelo CES/RS, que ocorreu no dia 18 de agosto de 2021.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

Confira também a gravação na íntegra da última Plenária Ordinária promovida pelo CES/RS, que ocorreu no dia 19 de agosto de 2021.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) realizou nesta quarta (18/08) a primeira live do ciclo de debates sobre desigualdades e barreiras de acesso enfrentadas pelas Pessoas com Deficiência (PcD). O encontro virtual reuniu especialistas para abordar o conceito de deficiência e os entraves para que a atualização do Índice de Funcionalidade Brasileiro Modificado (IFBrM) entre em vigor.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

O Rio Grande do Sul registrou 42 óbitos por covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES) desta quinta-feira (19). Com isso, já são 33.887 vidas perdidas por conta da doença no estado. O RS é o quinto estado em número de vítimas fatais no país.

Foram notificados hoje 1.758 novos casos da doença no RS, o que elevou o total de infectados desde o início da pandemia para 1.395.995 pessoas. 

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

Desafiados pela emergência sanitária, os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) remodelaram os processos de trabalho e perceberam que muitas das inovações implantadas de forma emergencial para responder à pandemia de COVID vieram para ficar. A iniciativa APS Forte no SUS – no combate à pandemia de COVID-19 reuniu experiências de todo o País, executadas por trabalhadores da saúde engajados que, apesar das dificuldades impostas pela nova doença, lutam diariamente para melhorar a oferta e o cuidado em saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).Com o auxílio de tecnologias digitais, as equipes e profissionais da Estratégia Saúde da Família superam diariamente um dos principais desafios da APS nesta pandemia: garantir o acesso aos serviços de saúde. As ferramentas digitais ganham força na agenda para o fortalecimento do SUS, tão bem representadas nesta iniciativa.Foram 1.471 experiências analisadas que mostraram, além da capacidade de liderança e reação rápida da APS – fundamentais para o funcionamento do SUS –, a preocupação em garantir cidadania e efetivação do direito à saúde.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) realizará, a partir de quarta-feira (18/08), às 16h, um ciclo virtual de debates sobre Pessoas com Deficiência (PcD), intitulado Corpos (R)Existentes. A ideia é promover reflexões críticas para que a deficiência seja entendida como marcador social e contribuir para o enfrentamento de discriminações em razão da deficiência. Os eventos serão transmitidos pelo Facebook e Youtube.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

A Liga Acadêmica de Práticas Integrativas e Interdisciplinares na Saúde (LAPiiS-UFMG) realiza o “Simpósio de Práticas Integrativas e Complementares (PICs) e os impactos na Saúde durante a pandemia da COVID-19”. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de agosto.

O Simpósio promoverá palestras, debates e práticas sobre Terapias Integrativas e Complementares em Saúde (TICS) e seus usos, benefícios e importância, em especial durante o contexto de pandemia. O evento é online e gratuito. A participação contará com certificação pelo Centro de Extensão (CENEX) da Faculdade de Medicina.

A transmissão será feita pelo Youtube e o link será disponibilizado por e-mail aos inscritos no dia anterior. O simpósio ocorrerá durante os dias 20 e 21 de agosto.

Saiba mais: CLIQUE AQUI


Novamente o Rio Grande do Sul será palco das Oficinas de Formação do Centro de Educação e Assessoramento Popular (CEAP) que promove em parceria com o Conselho Nacional da Saúde - CNS, articulada pela Comissão Interinstitucional de Educação Permanente para o Controle Social do SUS (CIEPCSS) e financiada pela Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil.

Nos dias 17/09 e 24/09 das 08:00 às 17:00, ambos sexta-feira, ocorrerá a segunda oficina de formação, que disponibilizará 40 vagas exclusivas aos(as) Conselheiros(as) de Saúde. O objetivo é qualificar e fortalecer a atuação destes conselheiros (as) de saúde e lideranças dos movimentos sociais que atuam na defesa do SUS.

Saiba mais: CLIQUE AQUI



EVENTOS DO CES/RS

  • SEMINÁRIO: Tirando a política do armário: Diálogos sobre as políticas sobre as políticas públicas e a população LGBTQIA + no Estado do Rio Grande do Sul.

O Conselho Estadual de Saúde - CES/RS, promoverá um seminário no próximo dia 25/08 (quarta-feira) para abordar o "AS POLÍTICAS PÚBLICAS E A POPULAÇÃO LGBTQIA+ NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL".

 

O Seminário será das 14h às 16h e contará com transmissão ao vivo via Facebook, através deste link: fb.com/ConselhoEstadualdeSaudeRS

 

 

Participe das reuniões das Comissões do CES/RS!

CLIQUE NO LINK PARA IR DIRETAMENTE PARA A REUNIÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  CLIQUE AQUI      CLIQUE AQUI
  CLIQUE AQUI                                                                                                 

Acesse o site do CES/RS (www.ces.rs.gov.br) para mais informações, em seguida compartilhe em suas mídias para fortalecermos o controle social.

Endereço da página:
Copiar
Conselho Estadual de Saúde
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 521 - Mezanino
Centro Histórico Porto Alegre/RS
CEP 90020-020
Fone: (51) 3288-7970 3288-7971  3288-5992
Porto Alegre - RS