Página inicial > Comunicação > Notícias > Informe Semanal da Segunda Semana de Setembro
Publicação: 10/09/2021 às 16:13

Informe Semanal da Segunda Semana de Setembro

Informes da Semana CES/RS

O Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul – CES/RS, com objetivoconscientizareinformara população, vem por meio deste divulgar algumas de suas ações e informativos voltados a saúde pública no Estado do Rio Grande do Sul:

CLIQUE NO TÍTULO PARA ABRIR O INFORME DA 2ª SEMANA DE SETEMBRO

O Rio Grande do Sul registrou 38 óbitos por covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES) desta quinta-feira (9). Com isso, já são 34.400 vidas perdidas por conta da doença no estado. O RS é o quinto estado em número de vítimas fatais no país.

Foram notificados hoje 516 novos casos da doença no RS, o que elevou o total de infectados desde o início da pandemia para 1.415.177 pessoas.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

No dia 23/09, com objetivo de trocar experiências sobre a construção do Plano Municipal de Saúde, a Comissão de Educação Permanente, Informação e Comunicação Para o Controle Social no SUS - CEPICCSS, realizará sua próxima Reunião Ampliada. O encontro será virtual, das 14h às 16h30, aberto para público em geral e terá participação especial do Prof. Dr. Alcides Miranda.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

A primeira edição do Seminário Nacional sobre as Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (Pics) no Sistema Único de Saúde (SUS) será realizada entre os dias 29 e 30 de setembro, às 15h no primeiro dia e às 16h no segundo dia. O evento é uma iniciativa do Conselho Nacional de Saúde (CNS) com transmissão no Youtube e Facebook, aberto a todos os interessados.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

O número de novas infecções por coronavírus voltou a disparar em muitos países. Além da variante delta, já amplamente difundida, outras mutações preocupantes, como a lambda ou, mais recentemente, a C.1.2 e a mi (µ), estão se espalhando rapidamente. Com isso, surge também a questão de uma possível dose de reforço.

Infecções pós-vacinação (quando quem já completou o ciclo vacinal contrai o vírus) ocorrem raramente, mas são cada vez mais frequentes. Na Alemanha, houve 13.360 infecções sintomáticas pós-vacinação entre os 48 milhões de completamente vacinados, informou em meados de agosto o Instituto Robert Koch (RKI), responsável pela prevenção e controle de doenças no país.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

O Conselho Nacional de Saúde (CNS), por meio da Comissão Intersetorial de Políticas e Promoção de Equidade (Cippe), vai realizar no dia 4 de outubro, às 16h, o webinário “Transcomunicação em Rede – Criando oportunidades de integração entre Ambulatórios Trans pelo Brasil”. As inscrições para certificação podem ser feitas por meio de formulário. O evento será transmitido via facebook e youtube do CNS e terá interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O objetivo é analisar os desafios que a população trans no país vive diante do atual desmonte das políticas públicas voltadas para o segmento. A Cippe também visa propor o estímulo à criação de uma rede integrada entre Ambulatórios Trans, aproximando as demandas destes importantes espaços das pautas do controle social na Saúde, principal responsável por deliberar sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).

Saiba mais: CLIQUE AQUI

Confira os cursos disponibilizados para profissionalização na área da saúde.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

Um vídeo que descreve “o custo humano dos agrotóxicos”: dura como a realidade dos povos atingidos pelo glifosato.

EVENTOS DO CES/RS

Objetivo:Trocar experiências sobre a construção do Plano Municipal de Saúde.

Público Alvo:Conselheiros(as) de Saúde e público em geral.

• Programação

• 14h – Acolhimento: Michele Meneses

• 14:10 - Abertura da Reunião Ampliada: Coordenador Itamar Santos

• 14:15 - Apresentação do Conselho Municipal de Saúde de PELOTAS (CMS/PEL)

• 14:35 - Apresentação do Conselho Municipal de Saúde que NÃO realizou Conferência de Saúde

• 15:00 - Debatedor: Prof. Dr. Alcides Miranda

• 15:30 - Debate

• 16:15 - Encaminhamentos

• 16:30 - Encerramento

Para acompanhar a plenária basta acessar o link: fb.com/ConselhoEstadualdeSaudeRS

Participe das reuniões das Comissões do CES/RS!

CLIQUE NO LINK PARA IR DIRETAMENTE PARA A REUNIÃO

• Número da reunião: 2330 393 3603

• Número da reunião: 179 045 1279

• Número da reunião: 2337 362 0625

• Número da reunião: 179 425 1089

• Número da reunião: 179 528 3655

CLIQUE AQUI

Faça parte do Canal do Whatsapp do CES/RS para receber mais informações durante a semana! Basta clicar aqui para participar!

Acesse o site do CES/RS (www.ces.rs.gov.br) para mais informações, em seguida compartilhe em suas mídias para fortalecermos o controle social.