Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.

Início do conteúdo
Topo do site, versão de impressão (Exemplo)
Página inicial > Comunicação > Notícias > Informe Semanal da Quarta Semana de Setembro
RSS
Facebook
A A A
Publicação: 26/09/2021 às 16:23

Informe Semanal da Quarta Semana de Setembro

Informes da Semana CES/RS
Informes da Semana CES/RS

O Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul – CES/RS, com objetivoconscientizareinformara população, vem por meio deste divulgar algumas de suas ações e informativos voltados a saúde pública no Estado do Rio Grande do Sul:

CLIQUE NO TÍTULO PARA ABRIR AS NOTÍCIAS

Conselheiras nacionais, estaduais e municipais de saúde, lideranças de movimentos sociais que representam a diversidade das mulheres, trabalhadoras da saúde e gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS) vão se reunir em atividade virtual lançada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS). O 3º Seminário Nacional de Saúde das Mulheres e Etapas Regionais terá abertura no dia 24 de setembro, às 19h30 e será aberto ao público. A iniciativa é da Comissão Intersetorial de Saúde das Mulheres, do CNS.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

 

“O Cláudio Augustin realmente veste a camisa do Conselho e é de grande representação. Quando ele foi internado a gente se sentiu sem chão, mas houve uma força também em levar o Conselho, para que ele possa se orgulhar do que fizemos, sem deixar a peteca cair”, contou a presidente interina do Conselho Estadual de Saúde, Inara Beatriz Amaral Ruas.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

O capacitismo está relacionado a uma série de expressões naturalizadas como isentas de preconceito e discriminação, mas que guardam em comum uma concepção segregacionista. O capacitismo é uma forma de preconceito contra pessoas com deficiência, que envolve uma pré-concepção sobre as capacidades que uma pessoa tem ou não devido a uma deficiência, e geralmente reduz uma pessoa a essa deficiência.

Autor de um estudo que identificou mais de 300 palavras de cunho racista, LGBTfóbico, xenófobo, capacitista e sexista, o doutor em linguística Thomas Daniel Finbow realizou o estudo a pedido de uma empresa que desenvolvia um aplicativo na forma de um “teclado antipreconceito” que sugeriria alternativas a expressões de cunho preconceituoso quando apareciam na linguagem do usuário.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

O educador e pedagogo Paulo Freire, patrono da educação brasileira, completaria um século de vida neste domingo. Ele recebeu o título em reconhecimento ao seu método pedagógico que revolucionou a prática educacional ao propor uma educação horizontalizada, antiautoritária, com desenvolvimento do senso crítico e a serviço da transformação social.

Defendendo que uma pedagogia da libertação deveria substituir a pedagogia da dominação, Freire publicou dezenas de livros, édoutor honoris causaem pelo menos 35 universidades pelo mundo, e é referência para formação de professores e educadores em diversos países. Seu livro mais famoso,Pedagogia do Oprimido, foi traduzido para mais de 30 idiomas, sendo a terceira obra mais citada no mundo na área de humanas, segundo estudo da London School of Economics de 2016. Freire é hoje um dos mais conhecidos intelectuais brasileiros. 

Saiba mais: CLIQUE AQUI


O 6º Módulo do Ciclo de Capacitações que terá como tema: Trabalho Rural e o uso (in)seguro dos agrotóxicos será transmitido pelo canal do Youtube do Grupo de Trabalho Agrotóxicos do Centro Estadual de Vigilância em Saúde. Esta etapa do ciclo ocorrerá na próxima segunda-feira, dia 27/09/2021, às 14:30.

Link de acesso: CLIQUE AQUI

 

O Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FGCIA) entregou na tarde desta terça-feira (21) ao Senado um ofício no qual pede aos deputados integrantes da CPI da Covid que incluam entre as investigações da Comissão a relação entre o crescente uso de agrotóxicos e o vírus. O ofício foi entregue ao vice-presidente da CPI da Pandemia, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), e ao senador Renan Calheiros, relator do tema, por intermédio do deputado Alessandro Molon (PSB-RJ) e de Karen Friedrich, biomédica, toxicologista e integrante do Grupo Temático Saúde e Ambiente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). A ideia é que o documento conste no relatório final da CPI.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

A primeira edição do Seminário Nacional sobre as Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (Pics) no Sistema Único de Saúde (SUS) será realizada entre os dias 29 e 30 de setembro, às 15h no primeiro dia e às 16h no segundo dia. O evento é uma iniciativa do Conselho Nacional de Saúde (CNS) com transmissão no Youtube, aberto a todos os interessados.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

Em apoio a realização das Conferências Municipais de Saúde, o Conselho Estadual de Saúde reforça as orientações já disponíveis no site, http://www.ces.rs.gov.br/.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

EVENTOS DO CES/RS

Esta semana ocorreu a Reunião Ampliada da CEPICCSS, com o objetivo de trocar experiências sobre a construção do Plano Municipal de Saúde. 

Para rever o evento acesse: CLIQUE AQUI

 

Na próxima semana acontece III Seminário Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental, promovido pelo Ministério da Saúde através da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde Ambiental (CGVAM). Serão quatro dias de debates, construções, mostra de experiências e oficinas. Até o momento, já são mais de 2200 inscritos de sete países. A participação no evento será certificada pelo Ministério da Saúde. A programação está no site. As inscrições podem ser realizadas através do site oficial:  www.seminariovsa.com.br

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

Convidamos todos a participarem da 17ª Plenária Ordinária do Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul. O evento será na próxima quinta-feira, 30 de setembro de 2021. A sala será aberta às 13h00 e a Plenária iniciará às 13h30min com encerramento às 17h. Será uma Plenária Virtual através da plataforma “Cisco Webex”. 

Link de acesso: CLIQUE AQUI



(RE)EXISTÊNCIA EM TELA:

Em comemoração aos 100 anos de Paulo Freire, damos início a nossa sessão de indicações de filmes, documentários, entrevistas, entre outros, relacionadas à saúde. A dica desta semana é o “Paulo Freire Contemporâneo”, de Toni Venturi. 

ASSISTA AQUI: CLIQUE AQUI




Participe das reuniões das Comissões do CES/RS!

CLIQUE NO LINK PARA IR DIRETAMENTE PARA A REUNIÃO

 

  • Número da reunião: 179 687 7054

 

  CLIQUE AQUI
        

Faça parte do Canal do Whatsapp do CES/RS para receber mais informações durante a semana! Basta clicar aqui para participar!                                                                                    

Acesse o site do CES/RS (www.ces.rs.gov.br) para mais informações, em seguida compartilhe em suas mídias para fortalecermos o controle social.

Endereço da página:
Copiar
Conselho Estadual de Saúde
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 521 - Mezanino
Centro Histórico Porto Alegre/RS
CEP 90020-020
Fone: (51) 3288-7970 3288-7971  3288-5992
Porto Alegre - RS