Página inicial > Comunicação > Notícias > Informe Semanal da Segunda Semana de Outubro
Publicação: 15/10/2021 às 16:58

Informe Semanal da Segunda Semana de Outubro

Informes da Semana CES/RS

O Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul – CES/RS, com objetivoconscientizareinformara população, vem por meio deste divulgar algumas de suas ações e informativos voltados a saúde pública no Estado do Rio Grande do Sul:

CLIQUE NO TÍTULO PARA ABRIR AS NOTÍCIAS

Passa a ser obrigatória a apresentação de comprovante de vacinação em todo o Rio Grande do Sul, a partir de segunda-feira (18), para acesso a atividades consideradas de alto risco de contágio, como competições esportivas e festas. A norma valerá tanto para profissionais que trabalham no local quanto para o público em geral.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

Divulgado nesta sexta-feira (15/10), o Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz defende que o sucesso no controle da pandemia no atual estágio em que o Brasil se encontra requer - além de elevada cobertura vacinal -, a associação de outras medidas como passaporte de vacinas e uso de máscara. Para ilustrar, traz exemplos das estratégias adotadas pela Singapura e Inglaterra, que viram os casos de Covid-19 voltarem a crescer em seus países.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

A Organização Mundial da Saúde (OMS) prepara um tratado mundial sobre pandemias, considerando que a próxima é inevitável. “Questão de tempo”, nas palavras da diretora-geral adjunta do órgão, Mariângela Simão. A entidade classifica que o enfrentamento da pandemia de covid-19 foi um “fracasso para a humanidade”, e especial sobre a mercantilização das vacinas, que deixa a parte mais vulnerável do mundo desassistida. Além do tratado, a entidade recomenda que os países da comunidade internacional adotem um modelo de saúde “único”, nos moldes do SUS brasileiro.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

Na próxima quarta (13/10), às 14h, no Supremo Tribunal Federal (STF), acontecerá o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5595, que trata de tema relevante para o financiamento da Saúde Pública.

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) já emitiu inúmeros posicionamentos contra a retirada de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) por mudança da regra de cálculo do piso federal constitucional.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

O desemprego e a precarização do trabalho são um dos principais impactos causados pela pandemia de COVID-19 na vida dos trabalhadores brasileiros.

Neste vídeo, a equipe COVID-19 DivulgAÇÃO Científica conversa sobre o assunto com Diego de Oliveira Souza, pesquisador da Universidade Federal de Alagoas.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

Por conta deste cenário, a Secretaria da Saúde em parceria com o Departamento de Perícia Médica e Saúde do Trabalhador - DMEST – Seção de Promoção à Saúde, Núcleo Proser DMEST/SPGG promove, a partir de agosto de 2021, mobilização continuada entre os servidores lotados no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) pela doação de sangue.

EVENTOS DO CES/RS

Essa lista é imprescindível para validar as inscrições. Somente após a validação da inscrição a/o participante receberá a confirmação e o link de acesso a plataforma zoom, pelo e-mail informado na inscrição.

Por oportuno, informamos que a abertura do Seminário dia 22/10/21, das 19h30 às 21h será transmitida ao vivo pelo youtube. Segue cards, anexo, para divulgação.

Qualquer dúvida, favor fazer contato pelo e-mail; neuza.castanha@saude.gov.br

Participe das Reuniões das Comissões do CES/RS!

CLIQUE NO LINK PARA IR DIRETAMENTE PARA A REUNIÃO

CLIQUE AQUI

Faça parte do Canal do Whatsapp do CES/RS para receber mais informações durante a semana! Basta clicar aqui para participar!

Acesse o site do CES/RS (www.ces.rs.gov.br) para mais informações, em seguida compartilhe em suas mídias para fortalecermos o controle social.