Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.

Início do conteúdo
Topo do site, versão de impressão (Exemplo)
Página inicial > Comunicação > Notícias > Informe Semanal da Quarta Semana de Outubro
RSS
Facebook
A A A
Publicação: 29/10/2021 às 17:35

Informe Semanal da Quarta Semana de Outubro

Informes da Semana CES/RS
Informes da Semana CES/RS

O Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul – CES/RS, com objetivoconscientizareinformara população, vem por meio deste divulgar algumas de suas ações e informativos voltados a saúde pública no Estado do Rio Grande do Sul:

CLIQUE NO TÍTULO PARA ABRIR AS NOTÍCIAS

 

Divulgado neste Dia do Servidor público (28), levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a pedido do Sindicato dos Servidores de Nível Superior do RS (Sintergs), mostra a difícil situação do funcionalismo público estadual. O salário de especialistas em saúde, analistas de projetos e políticas públicas e extranumerários encolheu 48,3% em sete anos, considerando a inflação medida pelo IPCA/IBGE. São profissionais que atuam em praticamente todas as áreas do governo, como Saúde, Agricultura, Obras, Planejamento, Turismo, Cultura e Meio Ambiente.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

A 13ª edição do Radar Covid-19 Favela traz como tema “A vacinação na Maré”, com informações sobre a campanha de vacinação de segunda dose no território realizada por meio da articulação entre Fiocruz, Redes da Maré e prefeitura do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Saúde. Também são destaques dessa edição a precarização dos serviços de saúde, o empobrecimento e avanço da tuberculose nas favelas. 

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

O novo Boletim InfoGripe da Fiocruz divulgado nesta quinta-feira (28/10) alerta para o reaparecimento de outros vírus respiratórios que vem causando Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças de 0 a 9 anos, como é o caso do Bocavírus e das Parainfluenza 3 e 4. Esses se somam aos casos de Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e de Rinovírus, que reapareceram e já vêm sendo registrados desde o começo de 2021. A análise verificou que nessa faixa etária houve aumento significativo de registros de VSR, com valores semanais superiores aos observados para Sars-CoV-2 (Covid-19). O VSR é uma das principais causas de infecções das vias respiratórias e pulmões em recém-nascidos e crianças pequenas.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

“Envelhecer no Brasil é muito perigoso”. Em comemoração a mais um Dia Mundial do Idoso (1º de outubro) e ao mês do Idoso, essa é a triste constatação da socióloga Dalia Romero, mestre em Demografia, doutora em Saúde Pública e chefe do Laboratório de Informação em Saúde (LIS) do Instituto de Comunicação e Informação Científica em Saúde (Icict/Fiocruz). E essa conclusão surge a partir de pesquisas e seminários com foco no envelhecimento e saúde do idoso, realizados desde há décadas.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

A Comissão Organizadora da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental (CNSM) divulga nesta quarta-feira (27/10) o Documento Orientador e o Regulamento da 5ª CNSM. Ambos os documentos definem uma série de regras e orientações para todas as fases do evento participativo, que está com sua etapa nacional marcada para ser realizada entre 17 e 20 de maio de 2022.

Saiba mais: CLIQUE AQUI


O Conselho Nacional de Saúde (CNS) vai promover, entre os dias 15 e 17 de novembro, o Seminário Internacional Proteger o Trabalhador e a Trabalhadora é Proteger o Brasil. O evento virtual será realizado em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e integra a programação pelo Ano Internacional do Trabalhador e da Trabalhadora da Saúde e da Assistência.

O tema central do seminário será “Proteção do trabalho como estratégia para a saúde como bem comum: democracia e defesa do SUS para todas as pessoas”. O evento será transmitido ao vivo pelas redes sociais do CNS. Em breve, será divulgada a metodologia de inscrição.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

Nesta semana acompanhei o VI Congreso Internacional de Salud Socioambiental y III Encuentro Intercontinental Madre Tierra Una Sola Salud e recomendo a todos/todas, que se inteirem a respeito deste evento.

Muitas exposições ricas, atualizadas em conteúdo e instigantes nas suas abordagens. Vários temas relacionados a um pressuposto básico: a vida depende da água.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

A Secretaria da Saúde (SES/RS) apoia o lançamento no Rio Grande do Sul do curso de formação online Zero Discriminação e HIV/Aids, para profissionais de saúde e de proteção social, que começou na última quarta-feira (20). Promovido pelo UNAIDS (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids) e Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Instituto Federal//RS, o curso estará disponível na plataforma Lumina, da UFRGS, de maneira aberta e gratuita.

Como acessar: 

O curso online Zero Discriminação e HIV/AIDS é estruturado no formato massive open online course (MOOC) e está disponível na plataforma Lumina, da UFRGS, de maneira aberta e gratuita. Para ter acesso, basta cadastrar-se na plataforma (link aqui) e responder a um questionário de perfil sociodemográfico.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

Do luto à luta. Neste Dia dos Servidores Públicos essa frase pode definir o sentimento desta categoria tão agredida, mas que segue firme no seu propósito de servir à população.

O funcionalismo no Rio Grande do Sul está sendo brutalmente atacado nas diferentes esferas governamentais.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

O projeto Monitora TB está organizando cursos virtuais de monitoramento e avaliação para o Controle da Tuberculose pela Sociedade Civil, destacando experiências vivenciadas dos/as alunos/as e propostas para a melhoria do cotidiano integrando ensino-serviço-comunidade.

Os cursos, num total de 20 horas, são totalmente virtuais e gratuitos, feito em sistema autoguiado, mas com o apoio de tutores e a disponibilização de aulas virtuais, com plantões de dúvidas e constante acompanhamento.

O período de inscrição será de 22 de Outubro a 01 de novembro (23h59min) pelo link abaixo.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

EVENTOS DO CES/RS

  • Resolução PLOA 2022; 

  • Regimento 4ª CESM 2022; 

  • Vigilância em Saúde dos Estabelecimentos Agropecuários e a Desregulamentação da Presença do Médico Veterinário como RT, (a partir do mês de outubro)

 

 

  CLIQUE AQUI
        

Faça parte do Canal do Whatsapp do CES/RS para receber mais informações durante a semana! Basta clicar aqui para participar!                                                                                    

Acesse o site do CES/RS (www.ces.rs.gov.br) para mais informações, em seguida compartilhe em suas mídias para fortalecermos o controle social. 

Endereço da página:
Copiar
Conselho Estadual de Saúde
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 521 - Mezanino
Centro Histórico Porto Alegre/RS
CEP 90020-020
Fone: (51) 3288-7970 3288-7971  3288-5992
Porto Alegre - RS