Página inicial > Comunicação > Notícias > Informe Semanal da Terceira Semana de Novembro
Publicação: 19/11/2021 às 17:59

Informe Semanal da Terceira Semana de Novembro

Informes da Semana CES/RS

O Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul – CES/RS, com objetivoconscientizareinformara população, vem por meio deste divulgar algumas de suas ações e informativos voltados a saúde pública no Estado do Rio Grande do Sul:

CLIQUE NO TÍTULO PARA ABRIR AS NOTÍCIAS

Nesta quarta-feira (17/11) o CES/RS representado por sua vice-presidente Inara Ruas, participou com vários entes da sociedade civil da reunião em defesa do CMS de Porto Alegre. A união de diversos setores da sociedade se faz necessária quando o controle social é duramente atacado pelo executivo municipal.  O prefeito Sebastião Melo apresentou à Câmara de Vereadores um PL que fere princípios constitucionais, restringe o poder deliberativo do Conselho, diminui de 72 para 42 o número de conselheiros e não respeita a paridade. Inara Ruas alerta para a gravidade da situação: " quando um gestor ataca o controle social, quando ele desrespeita a Constituição, ele ataca o povo!"

Saiba mais: CLIQUE AQUI

Foram rejeitadas nesta quinta-feira (18/11), três emendas que afetam o setor da saúde no Rio Grande do Sul. A Comissão de Finanças e Orçamentos da Assembleia Legislativa do Estado rejeitou o repasse de R$480 milhões para saúde geral, R$315 milhões em repasse aos hospitais não atendidos pelo Programa Assistir e R$40 milhões para o Hospital Público Regional de Palmeiras das Missões.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

Nesta quinta-feira (11/11), o CES/RS realizou a primeira reunião da comissão coordenadora da 4ª Conferência Estadual de Saúde Mental. Desde outubro o conselho vem fazendo diversas reuniões com seu grupo de trabalho para desenvolver a conferência que acontecerá em abril de 2022. A reunião contou com a participação do presidente do CES/RS, Claudio Augustin, que está retornando às atividades do conselho. Os encontros são realizados de forma híbrida através da plataforma “Cisco Webex”.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

O governo do Rio Grande do Sul anunciou, nesta quarta-feira (17), uma alteração nos protocolos sanitários de prevenção contra a covid-19 no estado. As regras vigentes até então agora viram recomendações, numa abordagem que passa a priorizar a responsabilidade de cada pessoa pela proteção individual e coletiva. A justificativa para a mudança é a estabilização dos números da pandemia no RS.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

O Hospital Centenário, localizado no município de São Leopoldo (RS), registrou seu primeiro dia na pandemia com a UTI Covid vazia, nesta terça-feira (16). Segundo a prefeitura municipal, o paciente que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva recebeu alta após 46 dias de internação e segue o tratamento em uma das clínicas médicas da instituição.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

A Mesa Diretora do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e representantes de entidades e do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) estiveram nesta quinta (19/11) na Procuradoria Geral da República (PGR), em Brasília, onde entregaram o documento “Denúncia de Violações dos Direitos à Vida e à Saúde no contexto da pandemia da covid-19 no Brasil” para o procurador-geral Augusto Aras.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

O Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz, divulgado nesta quarta-feira (17/11), destaca que a doença ainda representa um grande desafio. A nova edição reforça a preocupação com o retorno nos últimos dias de medidas restritivas em diversos locais da Europa. O aumento do número de casos e mortes ocorre principalmente naqueles em que a cobertura vacinal não vem progredindo. No Brasil, até o momento, os dados monitorados pelo Observatório apontam manutenção das tendências de queda dos indicadores (casos, óbitos e taxas de ocupação de leitos) relacionados à transmissão do Sars-Cov-2.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

O Boletim InfoGripe da Fiocruz desta quinta-feira (18/11) indica cenário de estabilidade na incidência de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Brasil, com pequenas oscilações, na maioria das faixas etárias. A única exceção continua sendo as crianças. Para o grupo entre zero e 9 anos, há novamente sinal de crescimento, com cerca de 1.500 casos semanais, número maior do que o registrado em julho de 2020 (1.282 casos na Semana Epidemiológica [SE] 29). No entanto, os resultados laboratoriais seguem indicando maior volume de outros vírus, com predominância do vírus sincicial respiratório. A análise é referente à SE 45, do dia 7 até o dia 13 de novembro.

(RE)EXISTÊNCIA EM TELA:

Esta semana indicamos o documentário “DOCUMENTÁRIO: SUS 30 ANOS | COFEN”, O Conselho Federal de Enfermagem lançou o documentário em comemoração ao aniversário da Constituição de 1988. Que consagrou a saúde como um direito de todo cidadão e dever do estado. Depoimentos da maior profissão da Saúde confirma que tem 60% de seus mais de 2 milhões de trabalhadores inseridos. A enfermagem está em todos os setores, e à frente de boa parte dos programas, como o Saúde da Família. O documentário tem o objetivo de mostrar para a sociedade o valor desse atendimento universal, para todo cidadão, que está correndo o risco de ser extinto e substituído pelos chamados “planos populares”.

ASSISTA: CLIQUE AQUI

Participe das Reuniões das Comissões do CES/RS!

CLIQUE NO LINK PARA IR DIRETAMENTE PARA A REUNIÃO

CLIQUE AQUI

Faça parte do Canal do Whatsapp do CES/RS para receber mais informações durante a semana! Basta clicar aqui para participar!

Acesse o site do CES/RS (www.ces.rs.gov.br) para mais informações, em seguida compartilhe em suas mídias para fortalecermos o controle social.