Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.

Início do conteúdo
Topo do site, versão de impressão (Exemplo)
Página inicial > Comunicação > Notícias > Informe Semanal da Primeira Semana de Dezembro
RSS
Facebook
A A A
Publicação: 03/12/2021 às 21:23

Informe Semanal da Primeira Semana de Dezembro

Informes da Semana CES/RS
Informes da Semana CES/RS

O Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul – CES/RS, com objetivoconscientizareinformara população, vem por meio deste divulgar algumas de suas ações e informativos voltados a saúde pública no Estado do Rio Grande do Sul:

CLIQUE NO TÍTULO PARA ABRIR AS NOTÍCIAS

 

As pessoas LGBTQIA+ são historicamente expostas a violências: de ordem física, material, simbólica e/ou psicológica. De acordo com  o relatório “Denúncia de Violações dos Direitos à Vida e à Saúde no contexto da pandemia da covid-19 no Brasil”, assinado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) e outras entidades, as violências contra esse segmento foram agravadas durante a pandemia.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

O Conselho Nacional de Saúde (CNS), entre 25 e 30 de janeiro de 2022, vai realizar um ciclo de programações presenciais no Fórum Social das Resistências, em Porto Alegre (RS). O evento é um importante momento de união e luta dos movimentos sociais contra a perda de direitos. A programação vem sendo desenvolvida junto aos Conselhos Estadual do Rio Grande do Sul e Municipal de Porto Alegre, além de outras entidades. Os locais e a modalidade de participação nos encontros serão divulgados em breve.

Saiba mais: CLIQUE AQUI



O Projeto de Lei Complementar nº 26/21, que atribui o caráter consultivo ao Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre (CMS/Poa) e retira dele a competência de aprovar as diretrizes na elaboração do Plano Municipal de Saúde e do Plano Plurianual e do Orçamento, foi criticado pelo presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, nesta quarta (1º/12).

Saiba mais: CLIQUE AQUI



Aproximadamente 8,8% dos presos brasileiros foram infectados pela Covid-19, de acordo com o relatório “Denúncia de Violações dos Direitos à Vida e à Saúde no contexto da pandemia da Covid-19 no Brasil”. Assinado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) e outras entidades. O documento será protocolado em órgãos internacionais ao longo das próximas semanas.

Saiba mais: CLIQUE AQUI



O Conselho Nacional de Saúde (CNS) recomendou nesta quarta (1/12) a regularização imediata da produção e fornecimento de radiofármacos e a retomada do Complexo Econômico e Industrial da Saúde para a produção de medicamentos. A área vem passando por processo de desfinanciamento que tem prejudicado a população brasileira, especialmente quem depende de tratamentos radiofarmacológicos via Sistema Único de Saúde (SUS).

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

O Rio Grande do Sul vive uma epidemia de HIV/aids. Os indicadores do estado superam a média nacional e colocam o RS na vanguarda dos casos de HIV e outras ISTs no país. Segundo dados do Boletim Epidemiológico 2020 de HIV/AIDS e Sífilis, em 2020 foram identificados 3.405 novos casos de HIV e 3.224 casos de aids no estado, com uma taxa de detecção de 28,3 para cada 100 mil habitantes, totalizando 99.616 casos de aids, no período de 1980 a junho de 2020. Os dados foram apresentados pela deputada estadual Luciana Genro (PSOL), durante a audiência pública promovida pela Frente Parlamentar de Combate ao HIV da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (1°), em Porto Alegre.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

Em 1989, quando soube que seu parceiro morreu, o recifense Wladimir Reis viveu dois traumas. Foram apenas três dias entre o diagnóstico de pneumonia do companheiro, inicialmente com alta chance de recuperação, até o óbito. No enterro, o jovem de 28 anos descobriu que a causa foi a Aids, doença que ataca o sistema imunológico e, à época, o pouco que se sabia era cercado de estigma e preconceito.

Saiba mais: CLIQUE AQUI


(RE)EXISTÊNCIA EM TELA:

Esta semana indicamos o documentário “NA LINHA DE FRENTE”, O vídeo destaca a superação de diversas(os) profissionais e escancara os problemas enfrentados pela categoria, reforçando a importância de reivindicar melhores condições de trabalho à Enfermagem brasileira.

 

EVENTOS DO CES/RS

Para acompanhar a reunião na íntegra basta acessar o link: fb.com/ConselhoEstadualdeSaudeRS

 

Participe das Reuniões das Comissões do CES/RS!

CLIQUE NO LINK PARA IR DIRETAMENTE PARA A REUNIÃO

 

  • 29/11 - 16h30min - CEPICS

    • Número da reunião: 2335 574 5938




  CLIQUE AQUI
        

Faça parte do Canal do Whatsapp do CES/RS para receber mais informações durante a semana! Basta clicar aqui para participar!                                                                                    

Acesse o site do CES/RS (www.ces.rs.gov.br) para mais informações, em seguida compartilhe em suas mídias para fortalecermos o controle social.

Endereço da página:
Copiar
Conselho Estadual de Saúde
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 521 - Mezanino
Centro Histórico Porto Alegre/RS
CEP 90020-020
Fone: (51) 3288-7970 3288-7971  3288-5992
Porto Alegre - RS