Página inicial > Comunicação > Notícias > Informe Semanal da Primeira Semana de Janeiro
Publicação: 14/01/2022 às 18:07

Informe Semanal da Primeira Semana de Janeiro

Informes da Semana CES/RS

O Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul – CES/RS, com objetivoconscientizareinformara população, vem por meio deste divulgar algumas de suas ações e informativos voltados a saúde pública no Estado do Rio Grande do Sul:

CLIQUE NO TÍTULO PARA ABRIR AS NOTÍCIAS

Os números de contágios da covid-19 confirmados nesta semana no Rio Grande do Sul confirmam a forte aceleração da circulação do vírus. Entretanto, o número de óbitos não acompanha a proporção de crescimento. Já os hospitais começam a sentir o aumento da demanda, principalmente nas internações em leitos clínicos.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

A 4ª Conferência Estadual de Saúde Mental, que será realizada nos dias 8, 9 e 10 de abril em formato totalmente virtual devido ao aumento de casos de covid-19, está atualmente na etapa de conferências municipais. Nesta segunda-feira (17), às 13h30, ocorre o seminário do documento orientador, que vai debater as propostas que servirão de base para as cidades realizarem suas conferências municipais.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

O Comitê Estadual em Defesa das Vítimas da Covid-19, através das entidades e organizações que congrega, soma-se ao Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (CES/RS) na defesa das orientações dos organismos internacionais e instituições de pesquisa de que as vacinas, associadas ao uso da máscara, distanciamento e higiene das mãos, são a melhor ferramenta disponível para combater a pandemia da Covid-19.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

A vacinação de crianças entre 5 e 11 anos contra a covid-19 vai iniciar simultaneamente no próximo dia 19 de janeiro em todos os municípios do Rio Grande do Sul, informou a Secretaria Estadual de Saúde (SES) nesta segunda-feira (10). Os primeiros a serem vacinados serão os meninos e meninas que possuem alguma comorbidade, como hipertensão, diabetes ou asma, ou imunossuprimidos. Em seguida, será a vez das crianças sem comorbidade.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) comunica a decisão de não realizar atividades presenciais no Fórum Social das Resistências 2022, em Porto Alegre (RS), marcado para ocorrer entre 26 e 30 de janeiro deste ano. A medida visa a segurança sanitária contra a Covid-19 em meio à explosão de novos casos da doença pelo país.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

Em mais um passo para acelerar a campanha de vacinação contra a Covid-19, o Ministério da Saúde conseguiu antecipar a chegada de 600 mil doses de vacinas infantis da Pfizer para janeiro. Assim, a previsão de entrega para este mês passou de 3,7 milhões para 4,3 milhões.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

Em Nota Técnica divulgada nesta quarta-feira (12/1), o Observatório Covid-19 Fiocruz traz um alerta, divulgando os novos dados sobre a ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos no Sistema Único de Saúde (SUS). Apresenta ainda um histórico desde que o Boletim passou a utilizar esse indicador para monitorar a pandemia no país. Pelas taxas observadas no dia 10 de janeiro e em comparação com a série histórica, o documento mostra que um terço das Unidades Federativas e dez capitais encontram-se nas zonas de alerta intermediário e crítico.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

Uma doença já conhecida dos brasileiros, a chikungunya, tem disparado no país. Até a segunda semana de dezembro, foram detectados 95.059 casos prováveis, um aumento de 32,1% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados do Ministério da Saúde.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

O Brasil confirmou 97.986 novos casos de infecções pelo coronavírus nesta quinta-feira (13), cenário que não era observado desde junho do ano passado. O ritmo de crescimento das infecções se intensifica sem parar há mais de três semanas, segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Desde 22 de dezembro, a média móvel de contaminados já cresceu quase vinte vezes. Antes do Natal, o resultado do cálculo, que leva em consideração os dados dos últimos sete dias, estava em torno de 3 mil.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

Publicado no site do CES/RS o Ofício Circular nº 01/22 e o Regimento atualizado.

A data de envio dos documentos das etapas municipais para a 4ª CESM será até às 12 horas, do dia 15 de março de 2022.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

Confira o seminário realizado no dia 3 de Dezembro de 2021 sobre pesquisas realizadas sobre os impactos dos agrotóxicos e transgênicos.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

Participe das Reuniões das Comissões do CES/RS!

CLIQUE NO LINK PARA IR DIRETAMENTE PARA A REUNIÃO

Início: 17/01/2022 às 13:00.

Término: 17/01/2022 às 17:00.

• Número da reunião:2342 814 0890

CLIQUE AQUI

Faça parte do Canal do Whatsapp do CES/RS para receber mais informações durante a semana! Basta clicar aqui para participar!

Acesse o site do CES/RS (www.ces.rs.gov.br) para mais informações, em seguida compartilhe em suas mídias para fortalecermos o controle social.