Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.

Início do conteúdo
Topo do site, versão de impressão (Exemplo)
Página inicial > Comunicação > Notícias > 9 CES
RSS
Facebook
A A A
Publicação: 05/04/2023 às 09:00

9 CES

Divulgação - Foto: Assessoria SES/RS
Divulgação - Foto: Assessoria SES/RS

A 9ª Conferência Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, etapa preparatória à 17ª Conferência Nacional de Saúde – 17 ª CNS, será realizada em maio de 2023. Todos os municípios devem construir suas Conferências Municipais,discutindo a temática proposta, que será a base para a construção dos planos de saúde dos novos governos estadual e federal. 

O Conselho Estadual de Saúde do RS faz um chamamento a todos os militantes do Controle Social, entidades representativas dos segmentos que o compõe, movimentos sociais e a todos os cidadãos gaúchos para que participem desse processo de construção. 

Essa Conferência acontece num momento importante da vida nacional, na qual novos rumos se delineiam para o futuro do país. Em outubro, o povo brasileiro fez a opção pela democracia e por um projeto de reconstrução do Brasil, após um período de perda de direitos sociais, desmonte edesfinanciamentoda Saúde, da Educação, da Ciência e Tecnologia, de perda de direitos trabalhistas e previdenciários, da volta do Brasil ao mapa da fome, da destruição do meio ambiente, com aumento do desmatamento e do uso de agrotóxicos. Além disso, vivenciamos o horror da pandemia, o negacionismo, o deboche, a falta de ações e de comando do governo, e vimos, com estarrecimento, as vidas de quase 700.000 brasileiros serem ceifadas.Esta conferência pode (e deve) reverter esse quadro, promovendo a reconstrução do Sistema Único de Saúde e do país. 

Para compreender o tamanho da defesa do SUS, da vida e da democracia, apresentamos um balanço do processo de mobilização no estado do Rio Grande do Sul:

  • 450 municípios informaram e realizaram a conferência. 
  • 429 cadastraram as propostas prioritárias. Foram recebidas 5000 propostas prioritárias de âmbito estadual e/ou nacional, as quais estão sendo transformadas em 250 propostas.
  • 420 municípios cadastraram os delegados eleitos para a etapa estadual. Estamos no processo de homologação das delegações para a etapa estadual.

 DELEGAÇÕES HOMOLOGADAS


A 9ª CES será realizada em Porto Alegre, nos dias 15, 16 e 17 de maio. 

PROGRAMAÇÃO

SEGUNDA 15/05 – Araújo Vianna – dia todo

Solenidade de Abertura e mesas sobre Covid e Controle Social, Gestão e Regionalização da saúde.

TERÇA-FEIRA 16/05  – ARAÚJO VIANNA E ESCOLAS

Manhã – SUS: desafios para sua efetivação e a tarde trabalho de grupos

QUARTA-FEIRA 17/05 – ARAÚJO VIANNA

Plenária final, eleição de delegados, apresentação das moções, eleição das propostas prioritárias.

 

AS MESAS DA 9ª CES SERÃO TRANSMITIDAS ATRAVÉS DO YOUTUBE DO CES - https://www.youtube.com/@conselhodesauders

Saiba mais sobre a 17ª CNS - http://conselho.saude.gov.br/17cns

 

A 9ª Conferência Estadual de Saúde já é um sucesso. Será um espaço plural, de defesa e afirmação do Sistema Único de Saúde.

Endereço da página:
Copiar
Conselho Estadual de Saúde
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 521 - Mezanino
Centro Histórico Porto Alegre/RS
CEP 90020-020
Fone: (51) 3288-7970 3288-7971  3288-5992
Porto Alegre - RS