Página inicial > Comunicação > Notícias > Controle Social em debate na Região Missioneira
Publicação: 18/06/2013 às 14:49

Controle Social em debate na Região Missioneira

CES/RS

Dia 13 de junho ocorreu o Seminário Macrorregional sobre Controle Social na região das Missões, que envolve a 9ª Coordenadoria Regional de Saúde (Cruz Alta), 12ª (Santo Ângelo), 14ª (Santa Rosa) e 17ª (Ijuí). A atividade contou com a participação de cerca de 150 pessoas, reunidas no auditório da Escola da APAE, em Santo Ângelo. O Plano Estadual de Saúde 2012/2015, apresentado pela Secretaria da Saúde ao CES/RS, foi o primeiro ponto de pauta entre a representação do gestor e do controle social. Aspectos como regionalização, regulação, acesso e financiamento também foram abordados.

A Lei 141/12, que dispõe sobre o financiamento da política de saúde e aponta as responsabilidades do controle social foi outro tema bastante debatido. À tarde, houve trabalhos em grupo, onde os participantes discutiram de que modo a Educação Permanente de conselheiros pode fortalecer o controle social. No final dos trabalhos, foi escolhido um grupo de trabalho, com representantes das quatro coordenadorias da região missioneira, para dar seguimento ao processo de discussão.

O Próximo Seminário Macrorregional ocorrerá na Região Metropolitana, dia 11 de julho, no auditório do Ministério Público, em Porto Alegre.