A VII Conferência Estadual da Saúde encerrou neste domingo (20), quando foram eleitos os 140 delegados que irão representar o Rio Grande do Sul na etapa nacional, que ocorrerá de 1º a 4 de dezembro, em Brasília. Deste número, 70 delegados representam o segmento usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), 35 são trabalhadores em saúde e os outros 35 são gestores ou prestadores de serviço, o que garante a paridade exigida em lei.
A plenária também aprovou o o relatório final contendo as propostas debatidas nos 60 grupos de trabalho reunidos no sábado (19). Foram escolhidas cinco propostas por cada uma dos oito eixos temáticos que compõem a 15ª Conferência Nacional, que são: direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade; participação social; valorização do trabalho e da educação em saúde; financiamento do SUS e relação público/privado; gestão do SUS e modelos de atenção à saúde; informação, educação e política de comunicação do SUS; ciência, tecnologia e inovação no SUS; reformas democráticas e populares do Estado. Também foram aprovadas moções de âmbito regional e estadual.
Com o tema central “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”, a VII Conferência Estadual de Saúde foi realizada em Porto Alegre, no auditório Araújo Vianna, de 18 a 20 de setembro. Contou com cerca de 2.500 participantes, entre delegados e convidados.
AS PROPOSTAS PODERÃO SER VISUALIZADAS NO ANEXO DESTA MATÉRIA.
Marcia Camarano
Jornalista - Reg. Prof. 5910
Assessoria de Comunicação Social - SES/RS