Página inicial > Comunicação > Notícias > Rio Grande do Sul realiza primeira Conferência Estadual de Saúde da Mulher
Publicação: 30/01/2017 às 16:44

Rio Grande do Sul realiza primeira Conferência Estadual de Saúde da Mulher

Divulgação Conselho Nacional de Saúde /CNS - Foto: Mulheres de Porto Alegre debateram sobre a conferência no Fórum Social das Resistências, em 20 de janeiro

De 9 a 11 de junho de 2017 será realizada, em Porto Alegre, a 1ª Conferência Estadual da Saúde da Mulher do Rio Grande do Sul – 1ª CESMu/RS. Essa será a etapa estadual da 2ª  Conferência Nacional da Saúde da Mulher, que acontecerá de 1º a 4 de agosto, em Brasília.

Chamada pelo Conselho Estadual da Saúde (CES-RS) a conferencia reunirá representantes de entidades, movimentos sociais, órgãos públicos e pessoas que queiram contribuir no processo de construção e elaboração de propostas para o fortalecimento dos programas e ações de implementação do tema central "Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade. Os eixos principais são a “Implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres” e “Diretrizes para definir a Política Estadual de Atenção Integral à Saúde das Mulheres.

Conforme está previsto na Constituição Federal de 1988 e nas Leis n° 8.080 de 19 de setembro de 1990 e nº 8.142 de 28 de dezembro de 1990, é fundamental que se garanta a saúde da mulher como um direito, através da promoção da igualdade social e da cidadania, com diretrizes para políticas públicas nesta área que efetivem os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

A partir do tema central serão discutidos subtemas como a situação da saúde da mulher e os determinantes econômicos, sociais e ambientais do adoecimento; o papel do estado no
desenvolvimento socioeconômico ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; o mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres;
vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres e as políticas públicas para mulheres e a participação social.

Em março serão realizados encontros macrorregionais preparatórios. As plenárias serão nas seguintes datas:

- 10/03 – Macrorregional Sul – Pelotas;
- 16/03 – Macrorregional Centro-Oeste – Santa Maria;