7 DE ABRIL – DIA MUNDIAL DA SAÚDE
Nesta data, que não é de comemoração, alertamos a sociedade sobre a importância das lutas pela garantia do direito à saúde, conforme preconizado na Constituição Federal, na qualidade de direito fundamental de todas as pessoas e coletividades no Brasil, conquistado com muita luta, lembrando que muitas vidas foram doadas na conquista e em defesa deste direito, bem como na garantia de sua manutenção na Lei Máxima do nosso país.
No Brasil, foi conquistado o Sistema Único de Saúde – SUS, declarado patrimônio imaterial da humanidade e símbolo de um país que já se preocupou mais com as necessidades do seu povo.
Contudo, o SUS está em risco constante de diminuir sua atenção, seus recursos financeiros, seus serviços públicos de qualidade, pois é atacado e desconsiderado por aqueles que preferem aumentar os lucros dos grandes conglomerados internacionais e nacionais ao invés de garantir os meios e recursos para atender as necessidades de saúde do povo brasileiro, conforme prevê o texto constitucional, mediante os princípios da Universalidade de acesso e Integralidade nos tratamentos.
É preciso barrar a crescente privataria no SUS e reconhecer que ao setor privado interessam somente os ganhos financeiros. O “lucro” do SUS é a manutenção do bem-estar físico e mental da população, da saúde de toda coletividade, e este é o pacto social, esta é a própria existência do Estado, em prover SAÚDE, segurança, educação, habitação, dentre tantos outros direitos, enfim, garantir o bem-estar social. E é para isto que pagamos impostos.
Estejamos sempre alertas quanto as propagandas enganosas e falaciosas reproduzidas diariamente, que faz com que muitos brasileiros ainda acreditem que não usam o SUS por terem convênio privado. Ressalta-se que TODOS NÓS SOMOS USUÁRIOS DO SUS: quando bebemos água, quando comemos, quando compramos alimentos, medicamentos e produtos de higiene, quando participamos das campanhas de vacinação, quando usamos o SAMU, entre tantos outros serviços.
Ou seja, o SUS é promoção da SAÚDE! E prevenção, cuidado e tratamento de doenças. Busque se informar mais sobre todos os serviços que fazem parte do SUS e surpreenda-se!
Somente com o SUS, em cada um dos municípios brasileiros, que teremos chance de amenizar a epidemia do coronavírus no nosso território. Não é com a iniciativa privada, não é terceirizando serviços do SUS, não é priorizando os interesses econômicos ante nossa saúde que poderemos superar esta epidemia.
Além disso, irresponsável é o gestor que delega sua missão e competência aos interesses privados colocando em risco os atendimentos necessários e contínuos à população.
Neste 7 de abril, nossa luta é pela sensibilização de todos e todas em defesa do SUS público e de qualidade como todos e todas merecemos. Afinal, os recursos que financiam o SUS são provenientes dos impostos que todos pagamos!
Exigimos respeito e responsabilidade dos gestores com o nosso dinheiro!
Exigimos saúde pública de qualidade, para todo o povo brasileiro!
Proteger o SUS é proteger a VIDA! E para salvar vidas é preciso defender e fortalecer o SUS.