Página inicial > Comunicação > Notícias > CES/RS discute ações em prol da população com sequelas do Covid-19
Publicação: 25/02/2022 às 17:36

CES/RS discute ações em prol da população com sequelas do Covid-19

Nesta Quarta-Feira (23/02) a vice-presidenta do Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul – CES/RS, Inara Ruas, participou da audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado em conjunto com a presidência da ALERGS, o deputado Valdeci de Oliveira, para discutir ações no enfretamento e tratamento a população atingida pelas sequelas do Covid-19 em função da Pandemia. O pleito do Comitê em Defesa das Vítimas da Covid, grupo criado pelo CES/RS, é a construção de uma frente parlamentar. Também foi entregue uma carta aberta ao presidente e aos deputados, com o objetivo de pautar políticas públicas para enfrentamento da doença e suas sequelas.

O Presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS) Fernando Pigatto também participou deste encontro juntamente com representantes da Associação das Vítimas de Covid-19 (Avico) e da Associação Nacional em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid19 – Vida e Justiça. Estavam presentes a assessoria dos deputados Jeferson Fernandes e Pepe Vargas. Representantes do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional também participaram.

Conforme a apuração do Comitê, 80% dos infectados apresentam pelo menos uma sequela da doença e 30% desenvolvem sequelas graves. Junto a reivindicações do Comitê, constam a realização de seminários regionais para diagnósticos das consequências da pandemia, criação de Comissão Especial para análise e enfrentamento aos efeitos da Covid-19 e criação de Frente Parlamentar em Defesa das Vítimas da Covid-19.

Foram solicitadas pelos participantes da audiência uma maior efetividade da Secretaria de Saúde do RS, para que forneça mais medicamentos, insumos, dietas e respiradores domiciliares. Os participantes também fizeram a solicitação de um protocolo de identificação e atendimento pós-covid atualizado, já que o mesmo ainda não sofreu atualizações.