A presidenta da República, Dilma Rousseff, recebeu, no início da semana, uma comissão do Conselho Nacional de Saúde a fim de dialogar sobre a organização e mobilização para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada em Brasília (DF), de 1º a 4 de dezembro deste ano.
A agenda, articulada pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, contou com presença da presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Maria do Socorro, e da presidente do Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (CES-RS), Célia Chaves.
Esta foi a primeira vez que um presidente da República recebeu o Conselho Nacional de Saúde, um encontro há muito reivindicado. Na ocasião, Dilma Rousseff confirmou presença na 15ª Conferência Nacional de Saúde.
Durante a reunião que durou mais de duas horas, diversos assuntos foram debatidos, como financiamento, terceirização, capital estrangeiro e privatização. Sobre cada tema, a presidente expôs sua posição, afirmando as pautas que cabiam a Presidência da República agir e os temas que deveriam ser reivindicados diretamente do Congresso Nacional, como propostas de emenda à constituição (PEC) e projetos de lei (PL).
“A presidente colocou o ministro da Saúde como nosso interlocutor e o ministro Rossetto para dialogarmos sobre a questão do PL da terceirização, em que Dilma expôs preocupação com o trabalhador e com o não recolhimento de encargos. Em resumo, o encontro foi excelente, porque conseguimos falar sobre todas as nossas reivindicações e o Governo sinalizou de que teremos mais espaço para diálogo direto do seguimento da saúde com a presidente”, relatou Célia.