Página inicial > Comunicação > Notícias > Organizar as conferências municipais de saúde é essencial para o controle social do SUS
Publicação: 18/06/2015 às 16:29

Documento orientador está à disposição para as discussões

A conferência municipal de saúde é uma etapa importante do processo, pois é nesse espaço que são construídas as propostas para as etapas estadual e nacional, porque a partir da etapa estadual não serão aceitas propostas novas.

Para contribuir com esta importante etapa  a Comissão de Formulação da 7ª Conferência Estadual de Saúde elaborou um documento orientador que está à disposição na página do CES/RS (www.ces.rs.gov.br). Neste documento encontram-se propostas de âmbito estadual e nacional, em cada um dos nove eixos, que poderão servir de subsídios para as discussões nos municípios.

Na página também podem ser acessados outros documentos importantes como o Regimento da 7ª Conferência Estadual de Saúde, que ocorrerá de 18 a 20 de setembro, modelos de regimento e de regulamento para as conferências municipais, bem como as orientações para envio dos relatórios e escolha de delegados.

Lembramos que o prazo para os conselhos municipais de saúde organizarem suas conferências vai até 15 de julho. Esta data foi definida pelo Decreto Federal que convocou a 15ª Conferência Nacional de Saúde. Assim, se realizadas após esta data as conferências não serão validadas e os delegados não serão reconhecidos, por isso, é importante que os conselhos municipais se organizem dentro do prazo.

Caso seu município já tenha agenda da sua conferência, pede-se que envie data, local e contato para conferenciaestadual@saude.rs.gov.br pois queremos divulgar e dar maior publicidade ao evento.