O Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul – CES/RS, com objetivoconscientizareinformara população, vem por meio deste divulgar algumas de suas ações e informativos voltados a saúde pública no Estado do Rio Grande do Sul:
CLIQUE NO TÍTULO PARA ABRIR O INFORME DA 3ª SEMANA DE MAIO
O Conselho de Saúde do RS apresenta sua nova ferramenta de contato com a população: O canal no WhatsApp.
O canal servirá para divulgação de seminários, plenárias, de cursos, reuniões ordinárias e notícias que interessam ao controle social. Para você fazer parte, basta clicar no link a seguir: https://chat.whatsapp.com/IVaCw2o8CzhKoI9KU1nL8y
O grande trunfo brasileiro no combate à pandemia do Covid-19, sem o qual possivelmente estivéssemos em situação sanitária pior, é o Sistema Único de Saúde, o SUS, com toda a sua estrutura pública e profissional disponível universalmente a todos os brasileiros e brasileiras. Para falar sobre o assunto a produção do RS em Pauta convidou a professora doutora Marília Louvison, do Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP).
“Muita luta, muita vitória, muita história, nossas histórias, a história do SUS em Porto Alegre, a história de comunidades que não desistiram, a história real de pessoas que estiveram e estão à frente de seu tempo lutando por direitos humanos, pelo direito de existir no mundo, pelo direito à saúde de todxs. Esta é a nossa história.
Por isso, ao longo de uma semana, vamos mostrar depoimentos de conselheirxs de Saúde que materializam o princípio da participação social na gestão do SUS, em seus territórios e na defesa das lutas coletivas pela garantia dos direito à Saúde.”
Saiba mais: CLIQUE AQUI
“Parabéns a todos os Conselheiros, Conselheiras e a todas as pessoas que fazem parte desta caminhada em defesa do Direito Humano à Alimentação Adequada, pelos 18 anos do Consea-RS.”
Saiba mais: CLIQUE AQUI
O Hospital Lauro Reus, de Campo Bom, divulgou na manhã desta terça-feira (18) a conclusão da sindicância feita para apurar as circunstâncias da interrupção de oxigênio ocorrida em 19 de março e que causou a morte de seis pacientes internados e entubados devido à covid-19.
Saiba mais: CLIQUE AQUI
1)que os Conselhos Municipais de Saúde, caso entendam pela necessidade e viabilidade na realização de Conferências Municipais de Saúde, ressalvadas todas as normas sanitárias vigentes, utilizem as orientações do CNS, cujo texto segue em anexo;
2)que seja utilizado o Manual para Planejamento no SUS, do Ministério da Saúde, a fim de melhor subsidiar as respectivas deliberações dos Conselhos Municipais de Saúde, disponível no link: articulacao_interfederativa_v4_manual_planejamento_atual.pdf (saude.gov.br)
3)que as instâncias de gestão municipais garantam a oferta da estrutura necessária para a realização das conferências municipais de saúde.
4)que seja implementado um canal de comunicação no CES/RS, por meio do e-mail ces@saude.rs.gov.br, para os Conselhos Municipais de Saúde que precisem de auxílio técnico.
Saiba mais: CLIQUE AQUI
Em dezembro do ano passado, em menos de 20 dias, uma forte mobilização movimentou centenas de entidades de diversas áreas de atuação, entre elas a Agapan, e impediu que o governador Eduardo Leite colocasse em votação em regime de urgência na Assembleia Legislativa o PL 260/2020, do Executivo. O projeto quer liberar agrotóxicos no Rio Grande do Sul que não têm registro de autorização de uso nem mesmo em seus países de origem.
Ambientalistas, especialistas e diversos deputados defendem que a alteração pode colocar em risco a segurança alimentar e saúde da população não somente gaúcha, já que o Estado comercializa sua produção para o Brasil e Exterior, representando um retrocesso ambiental e social. O novo texto está em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da ALRS.
Saiba mais: CLIQUE AQUI
Audiência pública para debater o funcionamento dos serviços públicos de cadastramento, licenciamento, controle e fiscalização de agrotóxicos e o PL 260/2020.
Assista: CLIQUE AQUI (TV-ALRS)
A nova edição do Boletim InfoGripe da Fiocruz alerta que muitos estados, que tiveram redução do número de casos de SRAG nas semanas anteriores, apresentam tendência de reversão ou aumento. A análise é referente à Semana Epidemiológica (SE) 19, no período de 9 a 15 de maio. A incidência de doenças respiratórias, que em casos graves demanda hospitalização ou até mesmo óbitos, se deve atualmente, em grande parte, devido a infecções por Sars-CoV-2. A análise mostra que 8 das 27 unidades da Federação apresentam sinal de crescimento.
Saiba mais: CLIQUE AQUI
O Rio Grande do Sul registrou 119 óbitos em decorrência da covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES) desta sexta-feira (21). Com isso, já são 27.286 vidas perdidas no território gaúcho em função da doença.
O estado também soma 1.054.119 infectados pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, com a confirmação de 5.388 novos casos pela SES. Dos infectados até o momento, 1.007.106 (96%) são considerados recuperados e 19.646 (2%) estão em acompanhamento.
Saiba mais: CLIQUE AQUI
PRÓXIMO EVENTO DO CES/RS
O Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul – CES/RS, ao cumprimentar, vem pelo presente reafirmar aos Conselhos Municipais de Saúde e público em geral para participar da Plenária Macrorregional de Conselhos de Saúde da Região SUL, que ocorreráterça-feira (25/05)das 14:30 às 16:30.
O encontro será virtual, por meio da plataforma “Cisco Webex” e tem como objetivo discutir sobre:
Análise da atual conjuntura em tempos de COVID-19 nos municípios da região;
Plano Municipal de Saúde;
Formação da Plenária Regional de Conselho Municipais de Saúde.
Link para ingressar na reunião: https://rsgov.webex.com/rsgov/j.php?MTID=m30e4063b2d6370016ed709742f6d8f19c
Acesse o site do CES/RS (www.ces.rs.gov.br) para mais informações, em seguida compartilhe em suas mídias para fortalecermos o controle social.