O Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul – CES/RS, com objetivoconscientizareinformara população, vem por meio deste divulgar algumas de suas ações e informativos voltados a saúde pública no Estado do Rio Grande do Sul:
Pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina na AstraZeneca foram aplicadas em diversos postos de saúde do país, o que compromete sua proteção contra a Covid-19. Os dados constam de registros oficiais do Ministério da Saúde.
Até o dia 19 de Junho, os imunizantes com o prazo de validade expirado haviam sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros.
Saiba mais: CLIQUE AQUI
A Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira, o projeto de lei que trata do controle de agrotóxicos no Rio Grande do Sul. Com 37 votos favoráveis e 15 contrários, a proposta foi amplamente discutida ao longo da sessão e dividiu manifestação entre apoiadores e contrários ao texto. Segundo os deputados, a aprovação do projeto significa "retroceder em uma legislação que é referência nacional". Enquanto que os apoiadores consideraram uma vitória por igualar à regra nacional de importação dos produtos. O projeto altera trecho da lei sobre restrições ao ingresso no Estado de produto agrotóxico importado.
Saiba mais: CLIQUE AQUI
O Rio Grande do Sul deve receber quase 526 mil doses de vacinas contra a Covid-19 nos próximos dias. São mais de 200 mil doses da Janssen, quase 137 mil imunizantes da Pfizer e mais de 186 mil doses de AstraZeneca.
As 136.890 doses da Pfizer chegaram em Porto Alegre na madrugada de sexta para sábado. Eles vêm no voo LA 4677, à 0h25min. À tarde, no voo das 17h, chegam 186.750 doses de AstraZeneca.
Já a Janssen tem, no total, 202.850 doses de vacinas contra a Covid-19 para entregar. No entanto, a data e horário de chegada desta remessa ainda não foi confirmada.
Saiba mais: CLIQUE AQUI
A Prefeitura de Porto Alegre divulgou, nesta quinta-feira, o calendário de vacinação contra a Covid-19 dos próximos dias. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a ampliação de novas faixas etárias será possível com a chegada de novas doses ao Rio Grande do Sul.
Nesta sexta-feira, dia 2 de julho, a vacinação será ampliada para pessoas com 44 anos. No sábado e no domingo, o público de 43 anos poderá também ser imunizado. Homens e mulheres com 42 anos poderão se vacinar a partir de segunda-feira. Todos os dias a vacinação seguirá disponível para os grupos já contemplados anteriormente.
Saiba mais: CLIQUE AQUI
Já imaginou como seria enfrentar uma pandemia no Brasil se a gente não tivesse o SUS? Em 2020 e 2021, muita gente passou a defender a saúde pública, mas não é de hoje que o nosso sistema único de saúde faz uma diferença crucial na vida dos brasileiros e das brasileiras.
O BdF Explica como ele está presente na vida de cada um de nós, mesmo os que pagam plano, no primeiro vídeo de uma série sobre a saúde pública.
Saiba mais: CLIQUE AQUI
A Fiocruz e a AstraZeneca assumiram novo compromisso para aquisição de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) adicional suficiente para a produção de mais 20 milhões de doses da vacina Covid-19. A farmacêutica e a Fiocruz já haviam assinado um contrato este mês para aquisição de IFA adicional para a produção de cerca de 50 milhões de doses, que farão parte das entregas do segundo semestre juntamente com a produção nacional. Com o novo compromisso, a Fiocruz poderá então produzir 70 milhões de doses adicionais ao longo do segundo semestre, adicionalmente às doses que serão produzidas com o IFA produzido no Brasil.
Saiba mais: CLIQUE AQUI
A crença de que as pessoas estão mais expostas a contraírem o novo coronavírus (Sars-CoV-2) no transporte público acaba de ganhar respaldo científico. Um novo estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Pernambuco – que recolheu amostras de superfícies situadas em vários pontos do Recife para identificar a presença desse vírus, causador da covid-19 – concluiu que os lugares com maior risco de contaminação são os terminais de ônibus, com 48,7% das amostras positivas, seguidos dos arredores de hospitais (26,8%).
Saiba mais: CLIQUE AQUI
O boletim epidemiológico do Ministério da Saúde informa que 3,8 milhões de brasileiros deixaram de tomar a segunda dose da vacina contra o coronavírus no prazo adequado. Isso significa que essas pessoas não estão completamente protegidas contra a doença e devem procurar imediatamente um dos pontos de vacinação da sua cidade com o comprovante da primeira dose em mãos.
Uma pergunta comum neste momento é: quem não tomou a segunda dose no prazo certo ainda pode completar o esquema vacinal? Enquanto resposta, especialistas do setor da saúde têm alertado que as pessoas podem e devem atualizar a vacinação. Deixar de concluir a imunização é um desperdício de vacina.
Saiba mais: CLIQUE AQUI
Em caso de um aumento dos casos de Covid-19, seria conveniente realizar testes de PCR e de antígenos nas escolas para se evitar recorrer, mais uma vez, ao ensino a distância. A afirmação é da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa, nesta sexta-feira (2).
"Os meses de verão apresentam aos governos uma oportunidade de ouro para pôr em prática um conjunto de medidas que contribuirão para reduzir as taxas de contágio e evitar recorrer ao fechamento das escolas", disse o diretor da OMS para a Europa, Hans Kluge.
Saiba mais: CLIQUE AQUI
Plenária Macrorregional da Região SERRA
Quando:06/07 - Terça-feira
Horário:14h30 às 16h30
Número da Reunião:173 448 2095
Onde: https://rsgov.webex.com/rsgov/j.php?MTID=m32425c36051367693dbbaf002f62d415(VIRTUAL)
Programação:
ACOLHIMENTO - Itamar Santos, Coordenador da CEPICCSS.
Análise da atual conjuntura em tempos de COVID-19 nos municípios da região;
Plano Municipal de Saúde;
Formação da Plenária Regional de Conselhos Municipais de Saúde.
Acesse o site do CES/RS (www.ces.rs.gov.br) para mais informações, em seguida compartilhe em suas mídias para fortalecermos o controle social.