Durante a 77ª Assembleia Mundial da Saúde ocorrida em Genebra, entre os dias 27 de maio e 1º de junho do corrente ano, foi aprovada entre os paÃses membros da Organização Mundial da Saúde (OMS), a resolução sobre a participação social na saúde. Com isso, o Brasil torna-se referência mundial sobre o tema.
Este reconhecimento não teria sido possÃvel se não fosse o empenho do Conselho Nacional de Saúde – CNS, na articulação do documento que destaca, entre tantos outros aspectos, a importância da atuação de pessoas e comunidades como "parte da abordagem da Atenção Primária à Saúde, que inclui o envolvimento de indivÃduos, famÃlias, comunidades e a sociedade civil através da sua participação no desenvolvimento e implementação de polÃticas e planos que impactam a saúde, de acordo com as disposições da Declaração de Astana". A resolução foi aprovada por consenso no dia 29 de maio.
O Conselho Estadual de Saúde – CES/RS, vem a público parabenizar a atuação do CNS, em especial do seu presidente Fernando Pigatto, pelo incansável trabalho realizado pela saúde pública e pela participação social na construção das polÃticas de saúde para toda a população. Trabalho este agora reconhecido mundialmente por um organismo internacional e que torna o Sistema Único de Saúde – SUS, referência para o mundo.
Leia a manifestação pública divulgada pela Mesa Diretora do CES/RS.
 Fonte: Conselho Nacional de Saúde
LEIA ABAIXO: