Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Saúde
Início do conteúdo

CES/RS participa da Oficina Regional da Renastt na Região Sul

Publicação:

-
Oficina Regional da Renastt na Região Sul

O vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (CES/RS), Itamar Santos, participou nos dias 11 e 12 de novembro de 2025, em Florianópolis/SC, da Oficina Regional da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Renastt), com o tema “Da Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho (LDRT) à Vigilância dos Processos Produtivos e Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”.

O evento foi promovido pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), e reuniu representantes dos estados da região sul do país para debater o fortalecimento das políticas públicas voltadas à saúde do trabalhador e da trabalhadora.

A atividade teve como objetivo construir de forma coletiva a estratégia e o processo de implementação regional da LDRT no Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecendo as ações de atenção e vigilância em saúde do trabalhador e da trabalhadora nos territórios. A proposta busca ampliar o reconhecimento das doenças e agravos relacionados ao trabalho e promover a vigilância dos processos produtivos por meio da articulação intra e intersetorial e da participação popular.

Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul