Nesta quinta-feira, 10 de abril, foram comemorados os 20 anos da Lei 10.097/94, que criou o Conselho Estadual de Saúde. As atividades alusivas à data ocorreram no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), em Porto Alegre, e delas participaram conselheiros atuais e ex-conselheiros.
Entre os convidados estavam os ex-presidentes Adalgiza Balsemão Araújo, Lúcio Barcelos, Luiz Carlos Bolzan, Silvestre Cachanoski, Maria Helena Lemos e Carlos Alberto Duarte. Três pessoas foram homenageadas com uma placa pelos serviços prestados ao controle social do Sistema Único de Saúde (SUS): o ex-colaborador do CES, Derocy Cirilo da Silva, o conselheiro Odil Gomes e a secretária executiva da entidade, Adriana Limberger.
Participaram da mesa o presidente do CES, Paulo Humberto Gomes da Silva, a secretária de Saúde, Sandra Fagundes, o representante do Conselho Nacional de Saúde, Arilson Cardoso, a representante do segmento trabalhadores, Célia Chaves e o representante do segmento prestadores de serviços, Jairo Tessari.
“Neste 20 anos, fizemos muito, mas muito mais está por vir, o que vai nos exigir um trabalho ainda maior”, afirmou Paulo Humberto. Ele apresentou a logomarca dos 20 anos, a Linha do Tempo, em folder, do período, e anunciou que, para marcar o aniversário, ao longo do ano, serão publicadas compilações das conferências estaduais de saúde (primeira à sexta), legislação do SUS atualizada e cartilhas. A solenidade encerrou com uma confraternização no saguão do auditório, onde foram servidos doces, salgados, bebidas e até um bolo com a logomarca dos 20 anos.
Jornalista Márica Camarano