O Plano Estadual de Saúde (PES) 2016/2019 foi exibido aos conselheiros estaduais de saúde na plenária ocorrida nesta quinta-feira (6/10). A apresentação ficou a cargo do diretor do Departamento de Gestão da Tecnologia da Informação (DGTI), Cristian Fabiano Guimarães, que destacou ser este o principal instrumento de planejamento da gestão estadual do SUS. O objetivo principal do PES é orientar as políticas públicas no período, com base nas necessidades de saúde da população gaúcha e nos determinantes e condicionantes do processo saúde-doença.
Segundo o diretor, os pressupostos que embasaram a construção do Plano levaram em conta as mudanças na legislação nos últimos anos, o fortalecimento do planejamento regional e a indução da atenção primária à saúde como coordenadora do cuidado e ordenadora das Redes de Atenção à Saúde (RAS). “Mais que uma política de governo, esta é uma política de estado, pois atravessa os governos”, salientou.
Ele disse ainda que o PES é um instrumento completo, que traz as informações mais atualizadas do Rio Grande do Sul. Inova ao apostar na organização da saúde em rede e não mais de forma fragmentada. “É a ferramenta que permite olhar o que o gestor está fazendo e se ele está cumprindo as metas estabelecidas”.
A elaboração do Plano contou com a participação de cerca de 250 profissionais do SUS de todas as regiões e de conselheiros de saúde - foram muito elogiados pelos conselheiros. Representante dos usuários, o conselheiro Odil Gomes manifestou que via na apresentação do Plano o resgate do SUS, do que está na sua lei.