Â
Â
A primeira plenária do ano ocorreu nesta quinta-feira (9/2), já conduzida pela nova mesa diretora do CES, eleita em dezembro. A 1ª Conferência de Saúde das Mulheres (CESMu), que ocorrerá em Porto Alegre nos dias 9, 10 e 11 de junho, foi o item da pauta mais debatido. Os conselheiros estaduais discutiram e aprovaram o Regimento Interno do evento que tem, entre outros objetivos, reafirmar, impulsionar e efetivar os princÃpios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). A ideia é garantir a saúde como direito humano, a sua universalidade, integralidade e equidade, com base em polÃticas que reduzam as desigualdades sociais, étnico-raciais, de gênero, de orientação sexual, geracional, territoriais, de classe, etc. No pleno também foram escolhidos os nomes para Comissão Organizadora da 1ª CESMu.
Este ano também deverá ser realizada a 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde e os conselheiros elegeram um grupo de trabalho que vai elaborar uma proposta para sua execução. Nesta primeira plenária do ano, o Conselho recebeu a visita do secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis. Após saudar a nova mesa diretora, ficou acertado que a gestão vai apresentar para os conselheiros a nova modalidade de transferência de recursos para o SUS, encaminhada pelo Ministério da Saúde.
Â
Plenárias
Â
Os conselheiros de saúde aprovaram ainda, por unanimidade, o calendário de plenárias macrorregionais que, conforme o presidente do CES/RS, Claudio Augustin, servirão para fortalecer o controle social na defesa do SUS. As plenárias macrorregionais ocorrerão nas seguintes datas: 10 de março (Pelotas), 16 de março (Santa Maria), 17 de março (Santa Cruz do Sul), 24 de março (Porto Alegre), 24 de março (ijuÃ), 30 de março (Passo Fundo) e 31 de março (Caxias do Sul).
Também foi aprovada, por unanimidade, a Resolução que prorroga por 90 dias a inscrição de entidades para constituição das Coordenadorias Regionais de Saúde. Â