Foi realizada na manhã desta sexta-feira (05) a primeira reunião da comissão organizadora da 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde. Neste primeiro encontro, a comissão discutiu a agenda de reuniões, o fluxo de informações e a divisão de tarefas entre os integrantes da organização. Ainda com local e data a definir, a etapa estadual é uma preparação para a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (1ª CNVS), que acontece de 21 a 24 de novembro, em Brasília.
O objetivo das conferências é propor diretrizes para a Formulação da Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento dos programas e ações de vigilância em saúde. A partir do tema central “Vigilância em Saúde: direitos, conquistas e defesa de um SUS público de qualidade”, gestores, prestadores, profissionais de saúde e usuários discutirão assuntos como a integração dos saberes e tecnologias das diversas áreas da Vigilância em Saúde; o monitoramento de vetores e agentes causadores de doenças e agravos; e o papel do Estado e dos governos com a Vigilância em Saúde, dentre outros.
A Conferência Estadual será presidida pelo presidente do Conselho Estadual de Saúde, Cláudio Augustin, e a vice-presidência será do secretário adjunto de Saúde do Estado, Francisco Paz. A coordenação-geral estará a cargo de Camila Jacques, do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), e de Marilina Bercini, diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, como adjunta. A organização também é composta pelas comissões de Infraestrutura e Orçamento, Formulação e Programação, Relatoria, Mobilização e Comunicação.