Iniciou nesta sexta-feira (9) a 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres. O objetivo do evento é formular diretrizes para políticas públicas nesta área, efetivando os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). A atividade prossegue até domingo (11), no Salão de Atos da UFRGS, em Porto Alegre. Participam delegados eleitos em cerca de 220 municípios gaúchos.
A partir do tema central, "Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade”, entram na pauta da conferência os eixos “Implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres” e “Diretrizes para Definir a Política Estadual de Atenção Integral à Saúde das Mulheres”. Hoje, ocorrem três painéis para discutir os desafios para a integralidade com equidade, determinantes econômicos, sociais e ambientais que levam ao adoecimento das mulheres, o mundo do trabalho, vulnerabilidades e equidades, o papel do Estado, políticas públicas e participação social.
No sábado (10), os delegados se reúnem em grupos de trabalho para elaborar propostas para o fortalecimento dos programas e ações em saúde das mulheres. No domingo (11), serão votadas as propostas e moções e eleitos os delegados que representarão o Estado na 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, marcada para o mês de agosto, em Brasília.