A Comissão de Educação Permanente, Comunicação e Informação em Saúde (Cepics), do CES/RS, iniciou dia 29 de junho um ciclo de oficinas com conselheiros estaduais de saúde. Os participantes receberam um kit com material e, a partir da dinâmica “Mãos que constroem o SUS”, conduzida pela assistente social Clarete de David, foram trabalhadas trajetórias e implicações de cada indivíduo na história do SUS no Rio Grande do Sul.
Foram debatidas questões como o que é ser conselheiro, como atuar na defesa do direito à saúde, o que é controle social, o que é política, representação e representatividade, além de dar a conhecer a estrutura e o funcionamento do CES, bem como a legislação do Sistema Único de Saúde. A atividade foi avaliada como muito boa e terá continuidade dias 19 e 20 de julho, junto com os Grupos de Trabalho das macrorregionais.
Estas oficinas acontecerão mensalmente. Têm como objetivos articular a rede de controle social do SUS no Estado; sensibilizar as entidades e conselheiros de saúde sobre a importância da representação no CES/RS; possibilitar trocas de experiências entre os conselheiros estaduais de saúde; e preparar facilitadores para o processo de Educação Permanente para o controle social do SUS.