O CNS vai realizar ou participar de cinco atividades diferentes durante o evento. Toda a programação é aberta ao público mediante inscrição prévia
Mais de 5 mil lideranças de organizações e movimentos sociais são esperadas no Fórum Social das Resistências (FSR), que vai acontecer de 21 a 25 de janeiro de 2020, em Porto Alegre (RS). Este ano, o evento terá como lema “Democracia, Direitos dos Povos e do Planeta”. O Conselho Nacional de Saúde (CNS) vai participar de diversas atividades do Fórum, além de realizar ações abertas ao público.
Na quarta-feira (22/01), o conselho realiza duas atividades: a Assembleia de Convergência Trabalho, Saúde, Seguridade Social e Previdência; e a Plenária Nacional de Saúde. Na quinta-feira (23/01) e na sexta-feira (24/01), o CNS fará a 325ª Reunião Ordinária, também aberta ao público e com a participação de conselheiros nacionais e estaduais.
As atividades fazem parte da estratégia do CNS de dialogar cada vez mais em diferentes espaços denunciando a política de austeridade que vem trazendo agravos ao Sistema Único de Saúde (SUS) em um constante processo de desfinanciamento. De acordo com a Carta Aberta de Convocação, o Fórum acontece num momento de crescimento constante das agendas neofacistas, neoliberais e de retirada de direitos no país.
“Há uma consciência dos riscos que a conjuntura atual apresenta aos movimentos sociais em todo o mundo e, em especial, na América Latina e o reconhecimento do aprofundamento dos enfrentamentos com o estado policial, autoritário e de rupturas democráticas, aliado a implementação de forma celerada e profunda das agendas neoliberais que profundam as desigualdades, a exclusão social e suas consequências para milhões de pessoas”.
As inscrições para o Fórum Social das Resistências podem ser feitas no site forumsocialportoalegre.org.br até o dia 20 de janeiro de 2020.