A liderança indígena, fundamental para os Direitos Humanos e para a Saúde pública no Brasil, foi homenageada pelo CNS com a Comenda Zilda Arns
O Conselho Nacional de Saúde (CNS) homenageou nesta quinta (22/01), com a Comenda Zilda Arns, o Cacique Raoni Metuktire, liderança histórica dos povos indígenas no Brasil. A entrega simbólica ocorreu durante a 325ª Reunião Ordinária (RO) do CNS, que acontece em Porto Alegre (RS), durante o Fórum Social das Resistências 2020.
Fernando Pigatto, presidente do CNS, explicou o porquê da homenagem. “Isso ocorre em honra de sua fundamental contribuição para defesa dos Direitos Humanos e do Sistema Único de Saúde (SUS). Não existe vida, nem Saúde, sem meio ambiente preservado. E os povos indígenas são fundamentais nessa luta”, disse.
A conselheira nacional de saúde Vânia Leite, representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e membro da Comissão Intersetorial de Saúde Indígena (Cisi) do CNS, explicou a relação de Zilda Arns com a pauta indígena no Brasil.
“A luta da Zilda Arns não foi fácil. Ela lutou dia a dia de forma destemida para garantir o direito dos povos indígenas. Nessa tarefa, ela esteve ao lado de Raoni. Nada mais justo que entregar ao Raoni a comenda que leva seu nome. Raoni, por sua luta, é um ícone do meio ambiente, da proteção da Amazônia”, afirmou.
Rildo Mendes, conselheiro nacional de saúde representante da Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (Arpin-Sul), lembrou que Raoni foi indicado ao premio Nobel da Paz “por ter circulado o mundo em defesa das florestas, denunciando o que esta acontecendo com a Amazônia e o que está ocorrendo com as políticas indígenas no país”.
Raoni, em Kayapó (seu idioma e etnia), por meio de um vídeo enviado à Assessoria de Comunicação do CNS, afirmou: “Quero dizer a todos vocês que estou muito feliz e muito grato com essa homenagem. A todos vocês, meu muito obrigado”. A liderança confirmou presença para a homenagem, porém, devido a outro compromisso, não pôde comparecer à reunião ordinária do CNS na capital gaúcha.
Comenda Zilda Arns
A Comenda Zilda Arns é uma honraria concedida pelo CNS às personalidades que destinaram fundamental contribuição para a defesa do direito humano à Saúde e do SUS. Recebem a homenagem aqueles e aquelas que desenvolveram notórias ações que geraram qualidade de vida às pessoas a partir da conquista de direitos. Médica pediatra e sanitarista, Zilda Arns (1934-2010) fundou a Pastoral da Criança e a Pastoral da Pessoa Idosa e foi conselheira nacional de saúde por sucessivos mandatos.