No primeiro semestre de 2020, o Rio Grande do Sul receberá oficinas de formação para o controle social, com objetivo de qualificar e fortalecer a atuação dos (as) conselheiros (as) de saúde e lideranças dos movimentos sociais que atuam em prol do Sistema Único de Saúde - SUS. Ao total, serão 5 atividades distribuídas nas seguintes regiões: Centro-Oeste e Vales, Metropolitana, Serra e Norte, Missioneira e Sul.
Estes eventos são frutos de parceria realizada entre o Conselho Nacional de Saúde - CNS, Comissão Intersetorial de Educação Permanente para o Controle Social no SUS - CIEPCSS, Centro de Educação e Assessoramento Popular - CEAP, Organização Pan-Americana da Saúde - OPAS e com o Conselho Estadual de Saúde do RS - CES/RS. "Estas parcerias possuem como finalidade, o desenvolvimento das ações que buscam promover a atuação em processos de democratização do Estado, na garantia dos direitos sociais e na participação da população na política de saúde, reafirmando o caráter deliberativo dos conselhos de saúde, tendo em vista o fortalecimento do controle social no Sistema Único de Saúde (SUS)." constando nas mídias do evento.
"Nesta edição a organização do evento disponibilizará alimentação (café da manhã e almoço) para todos os participantes e hospedagem aos participantes selecionados e não residentes no local da oficina, em local previamente estabelecido, conforme as possibilidades orçamentárias do projeto e de infraestrutura disponível nas cidades que sediarão as oficinas. O projeto NÃO disponibiliza ressarcimento para o translado dos participantes até o local da oficina, bem como também não oferece os jantares." afirmou a organização do evento em seu website.