O Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul – CES/RS, com objetivo conscientizar e informar a população, vem por meio deste divulgar algumas de suas ações e informativos voltados a saúde pública no Estado do Rio Grande do Sul:
O Rio Grande do Sul registrou 127 óbitos em decorrência da covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES) desta quinta-feira (6). Com isso, já são 25.688 vidas perdidas no território gaúcho em função da doença.
O estado também soma 995.734 infectados pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, com a confirmação de 3.675 novos casos pela SES. Dos infectados até o momento, 955.021 (96%) são considerados recuperados e 14.965 (2%) estão em acompanhamento.
De acordo com a SES, Porto Alegre foi a cidade com o maior registro de vítimas fatais, sendo 21 óbitos, seguida de Santa Maria (9), Pelotas (8), Santa Cruz do Sul (6), Quaraí (5), Canoas e Itaqui (4). Outras diversas cidades registraram, hoje, de um a três óbitos.
Saiba mais:CLIQUE AQUI
A Secretaria Estadual da Saúde do Paraná - SESA, em conjunto com a Escola de Saúde Pública do Paraná e Ministério da Saúde, promoveram na modalidade de ensino a distância (EAD), um curso básico cujo objetivo écapacitar conselheiros(as) de saúde sobre o sistema orçamentário do SUS.
Inscreva-se: CLIQUE AQUI
O Conselho Nacional de Saúde (CNS) e o Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap) realizaram, na quinta (29/04), a primeira oficina de Formação para o Controle Social no SUS em formato integralmente online. O projeto, inicialmente previsto na modalidade presencial, foi readaptado para atender as condições impostas pela pandemia da Covid-19 e o isolamento social.
Saiba mais: CLIQUE AQUI
Ordem de trabalho determinou retorno presencial de trabalhadores; vistoria confirmou diversos problemas sanitários
O Sindicato dos Servidores de Nível Superior do RS (Sintergs) e o Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Sindsepe-RS) fizeram uma vistoria em locais de trabalho da Secretaria Estadual da Saúde (SES). A vistoria foi motivada por uma ordem de serviço do dia 29 de abril, publicada pela SES, determinando que os servidores que estiverem vacinados deveriam retornar do teletrabalho ou do esquema de revezamento para o trabalho 100% presencial.
Os locais vistoriados foram as dependências da SES situadas no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) e a Escola de Saúde Pública. As visitas ocorreram segunda (3) e quarta-feira (5). Segundo Diva Costa, presidenta do Sindsepe, é do conhecimento do sindicato as condições das dependências da SES. Porém, além disso, diversos trabalhadores procuraram o Sindicato pois estavam preocupados com as condições de segurança sanitária de seus locais de trabalho.
Saiba mais: CLIQUE AQUI
“O Conselho Estadual de Saúde do RS – CES/RS, vem pelo presente apresentar repúdio aos termos do Decreto Estadual nº 55.852/2021, que permite o retorno presencial das atividades escolares, em face da aprovação deste colegiado da resolução nº 06/2020, que delibera exigindo em seu art. 1 o quanto segue:
Art. 1. Exigir que o retorno das atividades escolares de forma presencial somente ocorra a partir de análises científicas idôneas, com testagens em massa da população que indiquem a efetiva diminuição dos casos de contágio e óbitos, bem como a plena capacidade e disponibilidade dos leitos hospitalares e de UTI da rede hospitalar do RS.
Assim, entendemos que os requisitos exigidos na resolução não foram atendidos, o que causará aumento no contágio da COVID-19 e precarizará ainda mais a atenção à saúde da população, com invariável acréscimo na ocupação de leitos e aumento no número de óbitos. ”
Saiba mais: CLIQUE AQUI
Após decisão em reunião nacional, residentes em saúde declararam greve nacional a partir do dia 04/05 em reivindicação ao pagamento das bolsas-salário em dia, inserção do valor da bonificação como reajuste da bolsa, aprovação PL 504/2021, que reduz e qualifica a carga horária, condições de trabalho adequadas, responsabilização dos campos pelo fornecimento de EPIs e vacina, criação de instrumentos de suporte à saúde do trabalhador residente em saúde e retomada da Comissão Nacional de Residências Multiprofissional em Saúde (CNRMS).
Saiba mais: https://bit.ly/2RuRZaX
o Recomendação CES/RS nº 05/2021
1)que os Conselhos Municipais de Saúde, caso entendam pela necessidade e viabilidade na realização de Conferências Municipais de Saúde, ressalvadas todas as normas sanitárias vigentes, utilizem as orientações do CNS, cujo texto segue em anexo;
2)que seja utilizado o Manual para Planejamento no SUS, do Ministério da Saúde, a fim de melhor subsidiar as respectivas deliberações dos Conselhos Municipais de Saúde, disponível no link: articulacao_interfederativa_v4_manual_planejamento_atual.pdf (saude.gov.br)
3)que as instâncias de gestão municipais garantam a oferta da estrutura necessária para a realização das conferências municipais de saúde.
4)que seja implementado um canal de comunicação no CES/RS, por meio do e-mail ces@saude.rs.gov.br, para os Conselhos Municipais de Saúde que precisem de auxílio técnico.
Saiba mais: CLIQUE AQUI
No dia 11 de maio deste ano, a Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (a) - CIST, promoverádas 14h às 16ho seguinte seminário: COVID-19 na Saúde do (a) Trabalhador (a) do Setor Público e Privado”.
O evento será virtual e terá apresentação da Drª Maria Maeno, médica e pesquisadora do trabalho, Doutora em Saúde Pública pela USP.
Quando:11 de maio de 2021
Link: https://bit.ly/2P9tC1G
Horário:14h às 16h
Senha:12345
O Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul – CES/RS, ao cumprimentar, vem pelo presente reafirmar aos Conselhos Municipais de Saúde e público em geral para participar da Plenária Macrorregional de Conselhos de Saúde da Região Metropolitana (LITORAL), que ocorrerá terça-feira (18/05) das 14:30 às 16:30.
O encontro será virtual, por meio da plataforma “Cisco Webex” e tem como objetivo discutir sobre:
Análise da atual conjuntura em tempos de COVI-19 nos municípios da região;
Plano Municipal de Saúde;
Formação da Plenária Regional de Conselho Municipais de Saúde.
Link para ingressar na reunião: https://rsgov.webex.com/rsgov/j.php?MTID=ma24894c0dff60d399d779f72c8f40988
Coordenação: Ana Maria Valls, Conselheira Estadual de Saúde (AGAPAN).
Quando: 19 de maio 2021
Horário:14h às 16h
Clique para ingressar na reunião: https://rsgov.webex.com/rsgov/j.php?MTID=m223c6e4a2be70521476de3673e0e0896
14:00 - Acolhimento: Inara Ruas, presidenta do CES/RS
Boas-vindas;
Apresentações dos(as) participantes;
Apresentação dos objetivos do seminário.
14:20 -Notícias falsas e o consequente adoecimento da população pelos agrotóxicos
Althen Teixeira Filho, Professor Titular de Anatomia da UFPEL, do Instituto de Biologia; Mestrado (USP), Doutorado (UNIFESP), Pós-Doutorado Alemanha (Medizinische Universität zu Lübeck)
14:40 - Contaminação da água por agrotóxicos
Camila Bernardes Azambuja, Especialista em Saúde - Engenheira Química e Eng. de Segurança do Trabalho. Atualmente lotada no CEVS, na Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde, Programa Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano-Vigiagua.
15:00 - Agrotóxicos e Segurança alimentar e a Mobilização Contra o PL 260
Juliano de Sá, Gestor Ambiental, Mestre em Desenvolvimento Rural e presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio Grande do Sul - CONSEA/RS.
15:20 - Agrotóxicos e os malefícios para saúde humana
Neice Xavier, Drª em Epidemiologia (UFPEL), prof. do curso de Medicina do Trabalho do CEDOP-UFRGS, pesquisadora associada ao grupo de saúde do trabalhador(a) da UFPEL.
15:40 -Dúvidas e encaminhamentos:
16 h -Término.
Ontem (06/05), o Conselho Estadual de Saúde - CES/RS realizou a sua sétima reunião ordinária, a qual foi transmitida ao vivo na página oficial do órgão no Facebook. O evento trouxe para discussão os seguintes pontos de pauta:
1 – Inscrições para Assuntos Gerais;
2 – Ata, Informes e Expedientes;
3 – RAG 2020: Apresentação SES;
3 – Covid-19;
4 – Relato de Comissões;
5 – Assuntos Gerais.
CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR A TRANSMISSÃO DA 7ª PLENÁRIA ORDINÁRIA
No dia 28/04 o CES/RS promoveu com intuito de informar a população um seminário voltado ao uso racional de medicamentos e discutir sobre a pandemia ocasionada pela COVID-19.
Transmitido ao vivo no Facebook do CES/RS, o evento pautou os seguintes temas:
1.Pesquisas clínicas de medicamentos, soros e vacinas no período da pandemia;
2.Kit COVID e tratamento precoce: segurança e eficácia;
3.Sistema Nacional de Farmacovigilância e as ações na pandemia;
4.Compras públicas de medicamentos no RS.
Assista o evento na íntegra clicando aqui
Acesse o site do CES/RS (www.ces.rs.gov.br) para mais informações, em seguida compartilhe em suas mídias para fortalecermos o controle social.