O Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul – CES/RS, com objetivoconscientizareinformara população, vem por meio deste divulgar algumas de suas ações e informativos voltados a saúde pública no Estado do Rio Grande do Sul:
CLIQUE NO TÍTULO PARA ABRIR O INFORME DA 1ª SEMANA DE AGOSTO
A participação da comunidade é uma das diretrizes que compõem a concepção estratégica denominada Sistema Único de Saúde - SUS, para organização e gestão da formulação e execução da Política de Saúde no Brasil. Tal participação se expressa por meio das Conferências de Saúde e dos Conselhos de Saúde que atuam na análise dos problemas, na formulação de diretrizes e no controle da execução da Política de Saúde.
De acordo com a legislação (Lei 8142/90), a Conferência de Saúde reunir-se-á a cada quatro anos, entretanto, visto a imprescindibilidade das Conferências para construção dos Planos de Saúde, foi determinada, em Conferência Nacional de Saúde, sua ocorrência a cada dois anos em função do estabelecimento de uma nova gestão municipal para a definição de diretrizes com base no deliberado em Conferência.
Saiba mais: CLIQUE AQUI
O Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (CES/RS), promoverá em conjunto com a Escola de Saúde Pública do RS (ESP/RS) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) o “Curso Introdutório: Instrumentos de Gestão para Conselheiros(as) Usuários(as) do SUS”, com objetivo de atualizar conselheiras e conselheiros usuários de saúde acerca dos instrumentos de gestão do SUS, seus fluxos, funções e objetivos, bem como subsidiar a crítica à conjuntura por meio da economia política, pano de fundo das relações entre estado e sociedade.
Saiba mais: CLIQUE AQUI
A nova edição do Boletim Observatório Covid-19 Fiocruz, publicada nesta quinta-feira (5/8), alerta que o surgimento e crescimento da presença de novas variantes de preocupação, como a Delta, acende um alerta. O estudo chama a atenção para o fato de que a pandemia ainda não acabou e novos cenários de transmissão e risco podem surgir. Ressalta que o elevado patamar de risco de transmissão do vírus Sars-CoV-2 pode ser agravado pela maior transmissibilidade da nova variante e destaca a necessidade de combinar vacinação com o uso de máscaras, incluindo campanhas e busca ativa. A análise confirma também a reversão no processo de rejuvenescimento da pandemia no Brasil. Novamente, as internações em leitos de UTI para adultos no Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, o número de óbitos concentram um maior número de idosos.
Saiba mais: CLIQUE AQUI
Uma comitiva do SERGS estará participando nesta quinta, 5 de agosto – Dia Nacional da Saúde – doAto Valorizar a Vida é Valorizar o SUS. O objetivo é chamar a atenção dos brasileiros e dos parlamentares para a aprovação do PL 2564/2020, que institui o piso salarial nacional da enfermagem vinculado a uma carga horária de 30 horas semanais para a categoria. Estarão em Brasília a presidenta do SERGS, Cláudia Franco, o vice Ismael Miranda da Rosa e os diretores Inara Ruas e Cláudia Silva. O ato também deverá ter a participação de outros profissionais da enfermagem e lideranças da categoria no RS.
Saiba mais: CLIQUE AQUI
O Diálogo representa a conversação entre duas ou mais pessoas; a troca de ideias e opiniões que tem por finalidade a solução de problemas, a comunicação. O Diálogo é também a base da metodologia e a marca da trajetória de Paulo Freire, o patrono da educação brasileira. Para comemorar seu centenário, a Fiocruz vai realizar, nos dias 22, 23 e 24 de setembro, a Primavera Paulo Freire. O evento virtual, que será transmitido pelo canal da VideoSaúde Distribuidora Fiocruz no Youtube, é aberto ao público, mas certificará apenas participantes inscritos. Além disso, até o dia 23 de agosto, a Primavera Paulo Freire está com chamada pública aberta para o recebimento de trabalhos acadêmicos e artísticos. Acesse a página do encontro, faça a sua inscrição e leia todos os detalhes sobre o envio de trabalhos.
Saiba mais: CLIQUE AQUI
Um conjunto de tecnologias promete revolucionar, em um futuro próximo, as possibilidades de diagnóstico e tratamento do câncer, a segunda doença que mais mata no Brasil. Vacinas terapêuticas personalizadas para ativar a resposta imunológica do paciente contra as células cancerígenas, ou biópsia líquida, capaz de detectar precocemente tumores por simples coleta de sangue , ou ainda terapias com anticorpos, para bloquear o crescimento e disseminação de células malignas, constituem possibilidades promissoras. Edição genômica, terapia celular, vírus oncolíticos, imagem molecular, terapias com RNA e tumor delivery são outras possibilidades de abordagem que emergem e sugerem uma transformação no panorama do cuidado à doença no futuro.
Saiba mais: CLIQUE AQUI
O PT e o PSOL protocolaram, na noite de terça-feira (3), no Supremo Tribunal Federal (STF), uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 6955), com pedido de concessão de medida cautelar, com vistas à impugnação da Lei Estadual nº 15.671, de 27/07/2021, que trata da liberação de agrotóxicos no Rio Grande do Sul. O PL 260/2020, de autoria do Executivo estadual, assinalam os autores da ação, viola os artigos 5º, LIV e LV, 6º, 7º, XXII e 225, da Constituição Federal, atentando contra “os direitos fundamentais ao devido processo legal substantivo, à saúde, à redução dos riscos inerentes ao trabalho e ao meio ambiente equilibrado”, além de configurar “inequívoco retrocesso social atentatório aos artigos 2.1 e 12 do Pacto Internacional sobre os Direitos Econômicos, Culturais e Sociais, da ONU, bem como aos artigos 1º e 11 do Protocolo de San Salvador, da OEA”.
Saiba mais: CLIQUE AQUI
OConselho Nacional de Saúde (CNS) está solicitando formalmente informações ao Ministério da Saúde acerca de uma possível extinção do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (DAF/MS), com divisão de suas atividades em outras secretarias. O CNS também pede uma audiência com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para tratar deste assunto.
Saiba mais: CLIQUE AQUI
O Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (CES/RS), promoverá em conjunto com a Escola de Saúde Pública do RS (ESP/RS) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) o “Curso Introdutório: Instrumentos de Gestão para Conselheiros(as) Usuários(as) do SUS”, com objetivo de atualizar conselheiras e conselheiros usuários de saúde acerca dos instrumentos de gestão do SUS, seus fluxos, funções e objetivos, bem como subsidiar a crítica à conjuntura por meio da economia política, pano de fundo das relações entre estado e sociedade.
Saiba mais: CLIQUE AQUI
No Idec, discutimos há anos os malefícios trazidos pelo consumo de produtos ultraprocessados, os problemas da contaminação de alimentos com agrotóxicos e a ausência de medidas eficazes para a proteção da saúde dos consumidores. Agora, em uma pesquisa inédita no país, descobrimos quediversos ultraprocessados consumidos pelos brasileiros também contêm agrotóxicos.
Saiba mais: CLIQUE AQUI
O objetivo deste livro é subsidiar com informações técnico-científicas relacionadas a agentes cancerígenos químicos, físicos e biológicos presentes nos diversos ambientes, profissionais de saúde dos diferentes níveis de atenção e vínculos; profissionais de outras áreas do conhecimento interessados no tema; estudantes do ensino médio à pós-graduação, para o reconhecimento dos casos de câncer que podem ter ocorrido em decorrência da exposição ambiental e no ambiente de trabalho a um dos agentes abordados na publicação.
Saiba mais: CLIQUE AQUI
Para a professora do departamento de Ecologia da UnB, que este ano foi eleita para a Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, as pesquisas indicam que os brasileiros se preocupam com o meio ambiente, e é necessário indicar claramente como podemos atuar para implementar ações sustentáveis e demandar do setor privado e do poder público ações responsáveis.
Saiba mais: CLIQUE AQUI
De Cuiabá, em Mato Grosso, até Cumaribo, cidadezinha de pouco mais de 3 mil habitantes, são 6 mil quilômetros subindo em direção a Manaus, depois Roraima, passando pela Venezuela até entrar em território colombiano, numa curva descendente e com boa parte do caminho por estrada de terra. Impensável fazer o trajeto, a menos que seja de avião. “De avião pequeno a gente leva umas oito horas”, diz o economista Guilherme Scheffer, 38 anos, um dos herdeiros da família que começou a cultivar algodão, soja e milho em Mato Grosso, nos anos 1980, e em 2015 no Maranhão, em 13,5 mil hectares de lavouras em Buriticupu, a 400 quilômetros do porto de São Luís. No total são 169 mil hectares de terras cultivadas, com produção de 562,9 mil toneladas de soja, algodão e milho na safra 2019/2020. Na atual safra, que termina em junho, a projeção vai além para uma área cultivada de 200 mil hectares ainda em processo de colheita.
Saiba mais: CLIQUE AQUI
O encontro será virtual, por meio da plataforma “Cisco Webex” e tem como objetivo discutir sobre:
1. Análise da atual conjuntura em tempos de COVID-19;
2. Criação da Plenária Regional de Conselhos Municipais de Saúde da localidade.
Quando:12/08 - Quinta-feira
Horário:15h às 17h
Número da Reunião:179 525 9540
Onde: https://rsgov.webex.com/rsgov/j.php?MTID=m9619675ffff3a8d6a2a8b5b453451a4848(VIRTUAL)
Quando:18/08 - Quarta-feira
CLIQUE NO LINK PARA IR DIRETAMENTE PARA A REUNIÃO
09/08 - 14h Comissão IST/HIV/AIDS/Tuberculose e Hepatites Virais
10/08 - 10h30 Comissão de Assistência Farmacêutica
Acesse o site do CES/RS (www.ces.rs.gov.br) para mais informações, em seguida compartilhe em suas mídias para fortalecermos o controle social.