O Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul – CES/RS, com objetivoconscientizareinformara população, vem por meio deste divulgar algumas de suas ações e informativos voltados a saúde pública no Estado do Rio Grande do Sul:
CLIQUE NO TÍTULO PARA ABRIR AS NOTÍCIAS
Nos últimos anos, o Brasil deixou de ser referência mundial no combate à fome. Em meio à crise agravada pela pandemia da covid-19, quase 60% da população sofre com insegurança alimentar. Esta série de reportagens mostra, em distintas regiões do país, do campo às grandes cidades, a luta de famílias brasileiras para garantir comida na mesa.
Saiba mais: CLIQUE AQUI
Vem aí a 19ª SEMANA DA ALIMENTAÇÃO RS – 2021 que acontece em todo o estado do Rio Grande do Sul de 11 a 17 de outubro de 2021, com o tema “A (IN)SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO CONTEXTO DA FOME E DO DIREITO HUMANO À ALIMENTAÇÃO”, que foi escolhido com participação popular por meio das redes sociais.
Saiba mais: CLIQUE AQUI
Governador Eduardo Leite vem defendendo o fim do uso de carvão no Rio Grande do Sul, em contraste com posições anteriores do Piratini. O governo gaúcho, que até o ano passado defendia a exploração do mineral como política de Estado, passou a sinalizar um desembarque dessa iniciativa. Em encontros privados e declarações públicas, o governador Eduardo Leite prega o fim do uso do carvão e chegou a dizer que a mina prevista para ser escavada entre Eldorado do Sul e Charqueadas “não vai sair”. Em razão desse cenário, a iniciativa se encontra suspensa por solicitação dos próprios empreendedores e sem prazo para voltar a andar.
Saiba mais: CLIQUE AQUI
O 1º Seminário Nacional sobre as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no Sistema Único de Saúde (SUS) foi marcado pelo alto nível dos debates e pela celebração dos 15 anos da Política Nacional de PICS (PNPIC) no Brasil. Se no primeiro dia do evento os temas estavam mais voltados à abordagem das PICS na academia, no segundo dia os painéis se voltaram à prática.
Saiba mais: CLIQUE AQUI
As medidas para evitar a transmissão e o contágio durante a pandemia de COVID-19 são importantes para proteger as pessoas contra a doença. Mas muitos idosos estão passando mais tempo dentro de suas casas e reduziram suas atividades físicas.
Saiba mais: CLIQUE AQUI
Vários países, como Alemanha, Chile, Estados Unidos, Israel, Reino Unido e Uruguai, iniciaram a aplicação da dose de reforço. No Brasil, de acordo com a recomendação do Ministério da Saúde, a medida foi adotada a partir da segunda quinzena de setembro, para idosos acima de 70 anos e imunossuprimidos (pessoas com o sistema imunológico debilitado, em razão de alguma doença ou tratamento).
A infectologista Raquel Stucchi, professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia, explica que, no caso dos idosos, a necessidade de aplicação da terceira dose está relacionada com a constatação de que a proteção estimulada pela vacina começa a cair após o sexto mês da aplicação. Mas isso não significa que a vacina seja ruim.
Saiba mais: CLIQUE AQUI
O estado do Rio Grande do Sul foi pioneiro na criação de uma Central de Transplantes, em 1987, e se manteve em primeiro lugar na lista de doações de órgãos e tecidos na Região Sul até 2005, quando começou a despencar. Nesta semana, a gestão da Central anunciou um novo plano de doação de órgãos e transplantes a ser implantado em 2022. Investir em hospitais, capacitação e remuneração de equipes estão entre as medidas a serem tomadas para recuperar posições. O RS caiu de primeiro lugar para o terceiro na lista de doações de órgãos na Região Sul nos últimos anos. No Brasil, está em 8º lugar em órgãos transplantados. Paraná e Santa Catarina vêm batendo seus próprios recordes positivos nos últimos anos e revezam a liderança no país. Investimentos em esclarecimentos à população, formação de equipes e qualificação do sistema de saúde para captação e transplantes são fatores para o bom desempenho.
Saiba mais: CLIQUE AQUI
A Etapa Estadual RS do III Seminário Nacional de Saúde das Mulheres, realizada pelo Conselho Estadual de Saúde e pelo Conselho Nacional de Saúde com apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, ocorrerá no dia 07 de outubro de 2021, com início às 13 horas. O evento tem como objetivo promover a análise da implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher e das deliberações da 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres (2ªCNSMu) e da 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres (CESMu), considerando o contexto da COVID-19 e os impactos das reformas legislativas na vida e na saúde das mulheres. Contamos com sua participação para enfrentar os retrocessos nas conquistas dos nossos direitos e fortalecer a participação social em defesa do SUS e da democracia.
As/Os interessadas/dos devem realizar sua inscrição através do link abaixo. Próximo ao dia do evento enviaremos o link de acesso.
Inscrições pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeaOP77yUb_sB7XjP7u7qmO1fKLe4vEvvQLXO4Mh8LWyImVow/viewform
Saiba mais: CLIQUE AQUI
Acompanhe e assista novamente os seminários já realizados pelo CES/RS o site do Conselho Estadual de Saúde ou pelo Facebook - Conselho Estadual de Saúde RS
Saiba mais: CLIQUE AQUI
Dos dias 4 a 8 de Outubro, ocorre a III Jornada de Saúde do Servidor. Os encontros ocorrerão todos os dias às 14h30min. As inscrições podem ser realizadas pelo link: https://www.sympla.com.br/produtor/egovrs.
Saiba mais: CLIQUE AQUI
Esta semana indicamos o documentário “VENTRE LIVRE”, de Ana Luiza Azevedo. “O país do futuro é onde as crianças engravidam? O maior país católico do mundo é onde mais de trinta mil mulheres morrem em consequência de aborto? A 10ª economia do planeta é a do país onde 27% das mulheres estão esterilizadas? VENTRE LIVRE conta um pouco da história de Vera, Ivonete, Carmen, Denise, Maria do Carmo, Marlove - pessoas que nasceram no país com a mais desigual distribuição de renda do planeta. Um documentário sobre direitos reprodutivos no Brasil, enquanto o futuro não chega.”
ASSISTA:CLIQUE AQUI
CLIQUE NO LINK PARA IR DIRETAMENTE PARA A REUNIÃO
04/10 - 14h - Reunião de Organização - Etapa Estadual RS - III Seminário Nacional de Saúde das Mulheres
Número da reunião:2348 705 4254
05/10 - 09h30min - 2ª Reunião de Organização da 2ª Conferência Estadual de Saúde Mental de 2022
05/10 - 10h30min - Comissão Assistência Farmacêutica
Número da reunião:179 996 1780
07/10 - 16h30min - Comissão Saúde Mental
Número da reunião:179 645 3383
Faça parte do Canal do Whatsapp do CES/RS para receber mais informações durante a semana! Basta clicar aqui para participar!
Acesse o site do CES/RS (www.ces.rs.gov.br) para mais informações, em seguida compartilhe em suas mídias para fortalecermos o controle social.