O Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul – CES/RS, com objetivoconscientizareinformara população, vem por meio deste divulgar algumas de suas ações e informativos voltados a saúde pública no Estado do Rio Grande do Sul:
Outubro é especial para a saúde da mulher: o mês segue a tradição de ser dedicado ao debate sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento do câncer de mama, que corresponde a cerca de 28% dos novos casos de câncer em mulheres. O cuidado deve ser diário, mas neste mês o Ministério da Saúde intensifica as informações sobre o tema. Por meio da nova edição do Boletim Temático da Biblioteca da Pasta, a população poderá acessar uma série de publicações sobre os cuidados e a prevenção da doença.
Saiba mais: CLIQUE AQUI
Agricultoras que se expõem a pesticidas sem equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados tendem a desenvolver subtipos mais agressivos de câncer de mama, com piores prognósticos de tratamento.
O câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil, e a necessidade de prevenção é o mote da campanha Outubro Rosa. No sudoeste paranaense, região produtora de alimentos, a incidência e letalidade desse câncer são maiores que a média nacional.
Pesquisadores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em Francisco Beltrão (PR), observaram essa tendência ao longo dos últimos seis anos.
Saiba mais: CLIQUE AQUI
O Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz, divulgado nesta quinta-feira (21/10), aponta para a continuidade da redução da transmissão do Sars-CoV-2, com queda do número de óbitos e de casos graves da pandemia. Os dados são referentes à Semana Epidemiológica (SE) 41, de 10 a 16 de outubro, que apresentou média diária de 10.200 casos confirmados e 330 óbitos por Covid-19. As taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos no Sistema Único de Saúde (SUS) mantêm-se em relativa estabilidade, com 25 estados e 23 capitais fora da zona de alerta, sendo a maioria com patamares inferiores a 50%. As duas únicas Unidades da Federação na zona de alerta são Espírito Santo, na zona de alerta intermediário, onde a taxa voltou a crescer de 65% para 71%; e o Distrito Federal, na zona de alerta crítico, onde a taxa caiu de 89% para 80%.
Saiba mais: CLIQUE AQUI
A saúde nas cidades brasileiras é o tema do próximo seminário da série O Brasil depois da pandemia, promovido pela iniciativa Brasil Saúde Amanhã, da Fundação Oswaldo Cruz. No dia 25 de outubro, segunda-feira, às 9h30, cinco convidados apresentarão resultados de estudos de prospecção que serão publicados em acesso aberto no portal Saúde Amanhã, na seção Textos para Discussão. O evento será transmitido ao vivo pela VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz.
Saiba mais: CLIQUE AQUI
Doses de reforço das vacinas contra a covid-19 podem estar a caminho. Mas, quando chegar a sua vez, você receberá uma dose extra da vacina original, e não uma fórmula atualizada para enfrentar melhor a variante delta, mais contagiosa.
Isso fez alguns especialistas se perguntarem se a campanha para aplicar as doses de reforço seria uma oportunidade perdida para combater a variante delta e suas prováveis cepas descendentes.
Saiba mais: CLIQUE AQUI
Washington, DC, 20 de outubro de 2021 (OPAS) – Embora a cobertura vacinal contra a COVID-19 tenha alcançado 41% na América Latina e no Caribe, a vigilância continuará a ser fundamental para identificar novos riscos e responder aos focos locais da doença, afirmou a diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Carissa F. Etienne.
A diretora da OPAS alertou sobre o aumento das taxas de infecção no Caribe, partes do Canadá, México, Bolívia e Venezuela, e ressaltou a necessidade de monitorar e controlar as infecções à medida que a distribuição das vacinas continua.
Saiba mais: CLIQUE AQUI
A Secretaria da Saúde (SES/RS) apoia o lançamento no Rio Grande do Sul do curso de formação online Zero Discriminação e HIV/Aids, para profissionais de saúde e de proteção social, que começou na última quarta-feira (20). Promovido pelo UNAIDS (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids) e Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Instituto Federal//RS, o curso estará disponível na plataforma Lumina, da UFRGS, de maneira aberta e gratuita.
Como acessar:
O curso online Zero Discriminação e HIV/AIDS é estruturado no formato massive open online course (MOOC) e está disponível na plataforma Lumina, da UFRGS, de maneira aberta e gratuita. Para ter acesso, basta cadastrar-se na plataforma (link aqui) e responder a um questionário de perfil sociodemográfico.
Saiba mais: CLIQUE AQUI
Em reunião com a Secretária da Saúde, Arita Bergmann, na última quinta-feira (21), a secretária da Saúde de Eldorado do Sul, Juliana Carvalho, apresentou a proposta de construção de um hospital com 40 leitos clínicos e cirúrgicos no município. O hospital também poderá oferecer a especialidade de obstetrícia, sendo referência em atendimento materno infantil na região.
Saiba mais: CLIQUE AQUI
III Seminário Nacional de Saúde das Mulheres - Etapa Regional Sul/Sudeste:
Data: 22/10 e 23/10 - Sexta-feira e Sábado
Horário:19h às 21h e 09h às 17h30
Link para inscrição: http://redeconselhosdosus.net/preinscricao/ficha_mulheres.php?processo=49
Pauta:
Em continuidade a etapa estadual que ocorreu no dia 07/10 (assista clicando aqui) nos dias 22 e 23, haverá a etapa regional do III Seminário Nacional de Saúde das Mulheres. Como parte da preparação para essa etapa, o CES produziu um vídeo cultural, que será apresentado no seminário.
Essa lista é imprescindível para validar as inscrições. Somente após a validação da inscrição a/o participante receberá a confirmação e o link de acesso a plataforma zoom, pelo e-mail informado na inscrição.
Por oportuno, informamos que a abertura do Seminário dia 22/10/21, das 19h30 às 21h será transmitida ao vivo pelo youtube. Segue cards, anexo, para divulgação.
Para dúvidas, favor fazer contato pelo e-mail; neuza.castanha@saude.gov.br
CLIQUE NO LINK PARA IR DIRETAMENTE PARA A REUNIÃO
26/10 - 09h30min - Comissão de Vigilância em Saúde e Fiscalização
Número da reunião: 179 045 1279
26/10 - 10h30min - Comissão de Assistência Farmacêutica
Número da reunião: 179 996 1780
27/10 - 09h30min - Reunião Ampliada - Comissões de Fiscalização, AB, Farmacêutica e Vigilância - Plano de Ação Estadual de Oncologia
Número da reunião: 2347 664 4970
28/10 - 16h30min - Comissão de Saúde Mental
Número da reunião: 2338 460 8422
Faça parte do Canal do Whatsapp do CES/RS para receber mais informações durante a semana! Basta clicar aqui para participar!
Acesse o site do CES/RS (www.ces.rs.gov.br) para mais informações, em seguida compartilhe em suas mídias para fortalecermos o controle social.