O Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul – CES/RS, com objetivoconscientizareinformara população, vem por meio deste divulgar algumas de suas ações e informativos voltados a saúde pública no Estado do Rio Grande do Sul:
O Brasil registrou, nesta quinta-feira (17), mais 1.128 mortes por covid-19, com leve alta em relação ao dia anterior. Desde o início de fevereiro, são cinco dias com mais de mil mortos pela doença, de acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Assim, a média móvel voltou a subir, para 841 óbitos diários na última semana, o que equivale a patamares registrados em meados de agosto do ano passado.
Saiba mais: CLIQUE AQUI
O país registrou nas últimas 24 horas mais 140.234 casos de covid-19, atingindo neste sábado (12) o total de 27.425.743, segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Com 896 óbitos confirmados, o número de mortes chega a 638.048. A média móvel semanal recuou em relação ao dia anterior, mas é a maior desde agosto.
De acordo com o Conass, a média ficou em 892 casos/dia, ante 951 na véspera. Mas no primeiro dia de 2021, esse número era de 97 óbitos diários. Assim, em menos de dois meses o total é praticamente 10 vezes maior. Em três dias desta semana, o total de mortes registradas superou mil.
Saiba mais: CLIQUE AQUI
A baixa adesão à vacinação infantil no Rio Grande do Sul às vésperas da volta presencial das aulas e com o aumento de internações hospitalares dos pequenos, situação comum em todo o país, tem causado preocupação de especialistas e setores envolvidos. Até o momento, o RS vacinou com a primeira dose 259 mil crianças de cinco a 11 anos, cerca de 27% da população estimada dessa idade (964 mil crianças). Um esforço para ampliar a cobertura vacinal será realizado neste sábado (19) em todo o estado, o chamado Dia C de vacinação contra a covid-19 em crianças (confira locais no final desta matéria).
Saiba mais: CLIQUE AQUI
Com a vacinação infantil a passos de tartaruga, o Rio Grande do Sul vacinou até agora apenas 95 mil crianças ou 9,9% do público-alvo. Com a presença da variante ômicrom, aumentou o número de crianças atingidas pela covid-19. Na semana passada, estiveram internadas, em média, a cada sete dias, 21 delas em UTIs e 64 em leitos clínicos.
Na linha de frente da batalha contra o coronavírus, o pediatra Alexandre Bublitz avisa aos pais recalcitrantes quanto à vacinação que o perigo não é a vacina, mas a covid-19. Engajado no Médicos Sem Fronteiras, ele trabalhou oito meses na África, onde a gravidade das situações que enfrentou ajudaram na sua preparação para encarar os períodos mais terríveis do combate à covid-19 no Brasil.
Saiba mais: CLIQUE AQUI
A Câmara dos Deputados colocou em análise uma proposta que determina a criação da política de enfrentamento ao Alzheimer. O projeto, de origem do Senado, prevê que os órgãos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão incluir, em um banco de dados, as notificações sobre ocorrências da doença.
Saiba mais: CLIQUE AQUI
Representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT) apresentaram ao Conselho Nacional de Saúde (CNS), nesta terça (15/02), o projeto Fortalecimento da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no Sistema Único de Saúde (SUS). A ideia é firmar uma parceria com o CNS para a realização das atividades que integram o projeto, cujo objetivo é coibir as subnotificações de acidentes de trabalho e fortalecer a saúde das(os) trabalhadoras(es).
Saiba mais: CLIQUE AQUI
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quinta (17/02) o registro de autoteste para Covid-19 no Brasil. O primeiro produto registrado pela Agência é o Novel Coronavírus (Covid-19) Autoteste Antígeno, da empresa CPMH Comércio e Indústria de Produtos Médico-Hospitalares e Odontológicos Ltda.
O produto foi aprovado para uso com amostra de swab nasal não profunda, com resultado após 15 minutos. A disponibilidade do produto no mercado depende, agora, da empresa detentora do registro.
Saiba mais: CLIQUE AQUI
1ª Plenária Ordinária do CES/RS
Quando:24/02 - Quinta-feira
Horário:13h às 17h
Número da Reunião:2343 352 1390
Onde: https://rsgov.webex.com/rsgov/j.php?MTID=mb29d5bdb0bbe63d825817aa83a0fadc6(VIRTUAL)
Contribua com o informe semanal através do email: ces@saude.rs.gov.br
Faça parte do Canal do Whatsapp do CES/RS para receber mais informações durante a semana! Basta clicar aqui para participar!
Acesse o site do CES/RS (www.ces.rs.gov.br) para mais informações, em seguida compartilhe em suas mídias para fortalecermos o controle social.