A 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (4ª CESTT) está se aproximando: falta menos de um mês para a realização do evento, que deve acontecer nos dias 13, 14 e 15 de junho de 2025, em Porto Alegre/RS. As sete macrorregiões de saúde do Rio Grande do Sul (RS) estarão representadas e estima-se que seiscentas pessoas delegadas participarão da conferência.
Cento e cinquenta e oito (158) municípios cadastraram na plataforma da 4ª CESTT as propostas prioritárias eleitas nas etapas municipais. Ao todo, 1.692 propostas foram recebidas e estão sendo sistematizadas pela Comissão de Relatoria, com o objetivo de elaborar o Caderno da 4ª CESTT que será debatido nos grupos de trabalho.
A Comissão de Relatoria conta, atualmente, com 40 integrantes: duas coordenadoras, servidoras da assessoria técnica do Conselho Estadual de Saúde, 22 graduandos do Bacharelado em Saúde Coletiva da UFRGS e 16 residentes da Escola de Saúde Pública do RS. A equipe ainda será ampliada com a formação de coordenadores e relatores para os grupos de trabalho da 4ª CESTT.
A Secretaria Geral da conferência está realizando a análise das delegações municipais cadastradas na plataforma da 4ª CESTT com o intuito de garantir a paridade das delegações (50% do segmento usuários, 25% do segmento trabalhadores e 25% do segmento gestores/prestadores).
Os municípios devem ficar atentos ao e-mail cadastrado na plataforma da 4ª CESTT. É pelo e-mail informado que receberão a homologação da delegação ou a solicitação para ajustes necessários.
Para mais informações, basta entrar em contato através do e-mail cest@saude.rs.gov.br.